
Você é daqueles concurseiros que buscam estatísticas para definir que área vai focar seus estudos para concursos? Se a resposta foi “sim”, esta matéria é dedicada a você.
De acordo com a base de dados do QConcursos, parceiro do Direção, a lista abaixo mostra os 10 concursos mais procurados pelos candidatos a uma vaga no serviço público nos próximos meses.
São eles:
- Polícia Federal
- PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal)
- Polícia Rodoviária Federal
- DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional)
- TCU (Tribunal de Contas da União)
- TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo)
- PC SP (Polícia Civil de São Paulo)
- Senado Federal
- TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Veja a publicação:
O que torna este dado interessante, é o fato de a maior procura por concursos ser em cargos na área da Segurança Pública. Dos 10 órgãos, seis deles (sendo os quatro primeiros) são para cargos de policial ou agente penitenciário.
Sem contar que, no caso do concurso Senado, a maior procura é destinada ao cargo de Policial Legislativo, que de certa forma faz parte do grupo listado anteriormente.
Outros dois órgãos fazem parte da carreira do Poder Judiciário (TJ RJ e TJ SP), e o terceiro, da área de controle (TCU).
Concursos: importância da informação
A importância da informação acima é o fato de que, muitas vezes, é bom olhar para o lado e ver outros concursos que têm menos apelo popular, para o concurseiro apostar suas fichas.
No Distrito Federal, por exemplo, há pelo menos dois concursos em vista, que podem ser excelentes opções para quem quer ingressar com urgência no serviço público.
São os concurso PPGGDF (clique aqui), Políticas Públicas e Gestão Governamental, que está autorizado desde 2019, com previsão 750 vagas (250 para provimento imediato), concurso DPDF (clique aqui), Defensoria Pública, que tem a banca Cebraspe como organizadora e prevê 60 vagas imediatas.
Concursos PC DF – sugestão de leitura
Apesar de ser um dos concursos mais procurados pelos candidatos, o concurso PCDF tem expectativa de prover mais do que o quantitativo autorizado de 1.800. Para Escrivão, ainda não há data definida de retomada das atividades.
O déficit no órgão é enorme. O diretor-geral do órgão espera tornar público edital ainda em junho (2020). Leia mais clicando na matéria a seguir:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
