Logo Direção Concursos
Pesquisa

Congresso Nacional ataca “supersalários” no serviço público

Congresso Nacional ataca “supersalários” no serviço público

Entrou em pauta, nas casas legislativas na esfera Federal, projeto de lei que visa a acabar com os ditos “supersalários” no serviço público.

Segundo informa o jornal Correio Braziliense, o objetivo central da proposta é atingir o Poder Judiciário Federal, após o Supremo (STF) suspender a validade do juiz das garantias.

O projeto, que tramita desde 2016 na Câmara dos Deputados, quer as remunerações limitadas ao teto constitucional (que hoje está fixado no valor de R$ 39,2 mil), sem penduricalhos diversos, tais como:

  • auxílios;
  • horas extras;
  • adicional noturno (acima do teto);
  • verbas indenizatórias diversas.

CONHEÇA A NOSSA ASSINATURA ILIMITADA

Retaliação

A retomada do projeto vem após a suspensão, realizada por um dos ministro do STF, Luiz Fux, do juiz das garantias, aprovado no pacote anticrime pelos congressistas.

Na visão dos parlamentares, Fux não tinha a competência necessária para fazê-lo, descumprindo até mesmo decisão do presidente da Suprema Corte, Dias Tóffoli.

Projeto

O Projeto de Lei 6.726/2016 (PL), proposto pela Comissão Especial do Extrateto (Cteto) do Senado, deve ter decisão ainda no primeiro semestre deste ano (2020).

A proposta, como se sabe, vale para os três poderes da República, atingindo a administração direta e indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista) e sempre volta à tona, quando há indisposição entre o legislativo e o judiciário.

O projeto que pretende cortar os supersalários tem o apoio de partidos de todas ideologias políticas: DEM, MDB, PRB, PSD, PP, PL, PSL, PT e Psol,e aguarda o presidente da casa, Rodrigo Maia, levar o tema para votação no plenário.

“É uma proposta que nós defendemos sempre: eliminar qualquer tipo de extrateto. As pessoas podem ganhar até o teto. Não tem sentido penduricalho ou extrapolar esse valor”, reprovou. “Eu sou a favor de uma reforma administrativa profunda. Tem altos salários na iniciativa privada também, mas o serviço público tem que dar exemplo. A máquina pública tem de andar”, diz Ivan Valente, deputado do Psol.

Reforma Administrativa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na últma quinta-feira (30/01) que a proposta de reforma administrativa será encaminhada nas próximas semanas.

Entre os pontos que serão mudados com a reforma, estão: 

  • período de avaliação;
  • estabilidade;
  • salários iniciais.

Há expectativa de que a medida também traga limites no teto para ganhos adicionais e acabe com os penduricalhos.

Porém, tal reforma não atingiria os postos mais altos do Judiciário.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.