PUBLICIDADE

ATENÇÃO! Governo chamará todos os aprovados dos concursos PF e PRF

Um anúncio deve ser dado amanhã, dia 11, sobre a convocação de todos os aprovados no último concurso PF e concurso PRF. Saiba mais.

Por

Victor Gammaro
Compartilhe esta notícia
Imagem - ATENÇÃO! Governo chamará todos os aprovados dos concursos PF e PRF

O Governo Federal deve anunciar, amanhã (11/4), a chamada de todos os aprovados nos últimos concursos PF e PRF. O comunicado será parte das comemorações dos 100 dias do governo Bolsonaro. Serão cerca de 4.581 aprovados convocados – 2.501 na PRF e 2.080 na PF.

Os números são de acordo com o máximo de provas discursivas corrigidas nos dois concursos. Para PRF, as convocações vão variar de acordo com a região. Já para PF, podem ser contratados: 600 delegados, 720 agentes, 320 escrivães, 120 papiloscopistas e 320 peritos.

A PF já afirmou que chamará duas turmas, sendo a segunda formada completamente por excedentes.

As informações foram dadas à Folha Dirigida pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Bourdens.

Conheça os cursos do Direção Concursos para PRF

Para PF: problemas de orçamento

O principal impedimento para chamar os excedentes no concurso PF era as dificuldades para aprovar um orçamento. Inicialmente, não havia previsão para criação de novas turmas.

O vice-presidente da PF, Luciano Fero, tinha informado, na época, que seria preciso um rearranjo orçamentário.

A decisão de chamar os excedentes é, inclusive, para diminuir os impactos no orçamente. Abrir uma nova seleção é mais caro que chamar os aprovados, que já passaram por todas as fases.

A intenção da PF é abrir uma turma em junho de 2019 e outra no primeiro semestre de 2020.

Para PRF: vontade de convocar os aprovados

O diretor-geral da PRF, Adriano Furtado se reuniu, segunda-feira (8/4), com a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e com a comissão de aprovados para debater as possíveis convocações.

O diretor da FenaPRF é a favor da convocação dos aprovados, especialmente pra cobrir o grande déficit de servidores no órgão.

Para os aprovados: pedido antigo de convocação

Tanto os aprovados na PF e na PRF reclamam as nomeações. Duas comissões, desde o final dos certames, alertam sobre o déficit de servidores e da importância de chamar os aprovados.

A comissão de aprovados na PF, por exemplo, afirmou que há um déficit no órgão em torno de 4 mil servidoresFaltam 629 delegados, 2249 agentes, 126 peritos, 920 escrivães, 116 papiloscopistas e 327 funcionários do administrativo.

a comissão de aprovados na PRF pediam a nomeação devido a um déficit muito maior: há uma vacância de 8.395 servidores. Os dados mostram que em 2017 havia uma falta de 3.069 servidores e, em 2018, o número aumentou para 4.960.

A comissão de aprovados afirma que o número deve aumentar ainda mais devido as aposentadorias previstas para este ano.

A equipe de Jornalismo do Direção Concursos está acompanhando o Governo Federal sobre o anúncio das convocações. Fique de olho!

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Whatsapp

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso pf 2019
concurso prf 2019
convocação aprovados prf
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.