
O Governo Federal deve anunciar, amanhã (11/4), a chamada de todos os aprovados nos últimos concursos PF e PRF. O comunicado será parte das comemorações dos 100 dias do governo Bolsonaro. Serão cerca de 4.581 aprovados convocados – 2.501 na PRF e 2.080 na PF.
Os números são de acordo com o máximo de provas discursivas corrigidas nos dois concursos. Para PRF, as convocações vão variar de acordo com a região. Já para PF, podem ser contratados: 600 delegados, 720 agentes, 320 escrivães, 120 papiloscopistas e 320 peritos.
A PF já afirmou que chamará duas turmas, sendo a segunda formada completamente por excedentes.
As informações foram dadas à Folha Dirigida pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Bourdens.
Conheça os cursos do Direção Concursos para PRF
Para PF: problemas de orçamento
O principal impedimento para chamar os excedentes no concurso PF era as dificuldades para aprovar um orçamento. Inicialmente, não havia previsão para criação de novas turmas.
O vice-presidente da PF, Luciano Fero, tinha informado, na época, que seria preciso um rearranjo orçamentário.
A decisão de chamar os excedentes é, inclusive, para diminuir os impactos no orçamente. Abrir uma nova seleção é mais caro que chamar os aprovados, que já passaram por todas as fases.
A intenção da PF é abrir uma turma em junho de 2019 e outra no primeiro semestre de 2020.
Para PRF: vontade de convocar os aprovados
O diretor-geral da PRF, Adriano Furtado se reuniu, segunda-feira (8/4), com a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e com a comissão de aprovados para debater as possíveis convocações.
O diretor da FenaPRF é a favor da convocação dos aprovados, especialmente pra cobrir o grande déficit de servidores no órgão.
Para os aprovados: pedido antigo de convocação
Tanto os aprovados na PF e na PRF reclamam as nomeações. Duas comissões, desde o final dos certames, alertam sobre o déficit de servidores e da importância de chamar os aprovados.
A comissão de aprovados na PF, por exemplo, afirmou que há um déficit no órgão em torno de 4 mil servidores. Faltam 629 delegados, 2249 agentes, 126 peritos, 920 escrivães, 116 papiloscopistas e 327 funcionários do administrativo.
Já a comissão de aprovados na PRF pediam a nomeação devido a um déficit muito maior: há uma vacância de 8.395 servidores. Os dados mostram que em 2017 havia uma falta de 3.069 servidores e, em 2018, o número aumentou para 4.960.
A comissão de aprovados afirma que o número deve aumentar ainda mais devido as aposentadorias previstas para este ano.
A equipe de Jornalismo do Direção Concursos está acompanhando o Governo Federal sobre o anúncio das convocações. Fique de olho!
Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: