Victor Gammaro • 16/02/2019
A disputa por uma vaga em concursos públicos pode ganhar mais um componente. O Deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) deseja reservar 20% das vagas oferecidas para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da União aos reservistas das Forças Armadas.
Estude na direção da aprovação: confira os nosso cursos
A medida seria válida nos cinco anos seguintes ao final do respectivo serviço militar obrigatório. A proposta foi encaminhada pelo projeto de lei 810/ 2019.
A proposta vai de encontro ao discurso do presidente Jair Bolsonaro. Em 30 de julho de 2018, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o então candidato disse que o sistema de cotas deve ser diminuido. “Não vou falar que vou acabar [com as cotas], porque depende do Congresso. Quem sabe a diminuição do percentual. Não só para universidade, mas para concurso público. Pelo amor de Deus, vamos acabar com essa divisão no Brasil”, afirmou.
Vale frisar que o deputado de Rondônia é do mesmo partido que Bolsonaro. De acordo com a proposta apresentada, a regra será aplicada sempre que um certame oferecer mais de cinco vagas.
Além das vagas reservadas, os reservistas também concorreriam, concomitantemente, aos cargos na ampla concorrência. Caso aprovada a lei, Distrito Federal e estados poderão optar por seguir ou não a diretriz.
Antes do projeto ser votado, o texto passará por análise de diversas comissões.
Para o parlamentar, os jovens brasileiros ficam impossibilitados de estudar durante o serviço obrigatório. “Eles são dispensados sem nenhum amparo institucional ou vantagem pecuniária e, tampouco, apoio daquele que o convocou para atender a obrigatoriedade do serviço: o estado brasileiro”, justificou o Coronel, que chamou a medida de “compensatória”.
Clique aqui para acessar nossos cursos e garanta sua aprovação
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.