Torgan Magalhães • 29/11/2023
Durante o Seminário: Concursos Públicos – Fazer Diferente para Fazer a Diferença, foi entregue um material pelos Ministérios que respondem dúvidas sobre cotas em concursos públicos!
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
O material foi elaborado pelos seguintes ministérios: Ministério da Gestão e da Inovação, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Igualdade Racial. Nele contém 10 perguntas e repostas para entender as cotas no serviço público.
Segundo consta no material, o sistema de cotas foi implementado em 2014, a partir da Lei 12.990/2014, com o objetivo de promover a igualdade e a diversidade do perfil étnico-racial dos servidores públicos federais. De acordo com a lei, 20% das vagas devem ser destinadas a pessoas negras.
O material informa também, que o percentual de novos servidores cadastrados pretos e pardos, após a lei de cotas em concursos, passou de 27% para 36%. No entanto, ele explica também que o crescimento de servidores negros ainda não é o suficiente para uma participação mais igualitária na administração pública.
Com isso, foi proposto um novo Projeto de Lei que solicita a ampliação do percentual de 20% para 30% em cotas em concursos.
O material produzido pelos Ministérios informa também que é necessário garantir a reserva de vagas para indígenas e quilombolas, agregando assim na diversidade étnica e cultural da Administração Pública Federal. Além disso, o material apresenta a necessidade de confirmar autoidentificação.
A autoidentificação, de acordo com o documento, é necessário para que não aconteçam casos de fraudes nas autodeclarações raciais, a partir de uma análise feita pela classificação racial do candidato.
Ainda no seminário, o Diretor de Articulação e Mobilização na Fundação Lemann, Weber Sutti comentou que as cotas devem atender a realidade. Durante sua fala, ele informou que as cotas devem ser em um número maior de 50%.
Caso sejam poucas vagas, Weber Sutti solicitou que todas sejam destinadas à candidatos negros. Além disso, o diretor reitera que a necessidade do Estado em se fazer representativo não pode se perder ao longo do tempo.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.