Logo Direção Concursos
Pesquisa

Mais de 600 servidores EXPULSOS em 2018 – saiba mais

Mais de 600 servidores EXPULSOS em 2018 – saiba mais

Embora um dos grandes benefícios do serviço público é a estabilidade, 643 servidores públicos do Poder Executivo Federal sofreram punições expulsivas em 2018. Isto é:

  • 516 foram demitidos;
  • 89 tiveram a aposentadoria cassada;
  • 38 foram destituídos de cargos em comissão.

Os dados são do relatório elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o documento, 7.358 servidores receberam punições expulsivas aplicadas entre 2003 e 2018 . O gráfico abaixo apresenta a evolução das demissões, cassações e destituições ao longo dos últimos seis anos:

Embora o número impressione à primeira vista, vale dizer que o serviço público federal conta atualmente com cerca de 585 mil servidores. Desta forma, as expulsões realizadas em 2018 correspondem a pouco mais de 0,1% do total. Em outras palavras, cerca de 1 a cada 1.000 servidores ativos foram demitidos no ano passado.

Os ministérios que contaram com maior número de demissões em 2018 foram:

  • Ministério da Educação (MEC), com 164 demissões;
  • Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com 153 demissões.

Conheça os cursos para a sua aprovação do Direção Concursos!

Motivos da demissão de servidores públicos

De acordo com o relatório divulgado pela CGU, o principal motivo para demissão foi Corrupção, correspondendo a 65,6% das expulsões (423 servidores). Os outros motivos para demissão foram:

  • abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos: 161 demissões (24,3% do total);
  • proceder de forma desidiosa: 21 demissões (2,5%);
  • participação em gerência ou administração de sociedade privada: 6 (1,1%);
  • outros motivos: 32 demissões (6,5%).

Parte dos demitidos consegue retornar ao serviço público

De acordo com a CGU, dos 3.317 servidores demitidos entre 2013 e 2018, cerca de 212 servidores (6,4% do total) foram reintegrados ao serviço público. Observando o período de 2003 a 2012, nota-se que 13,1% dos servidores demitidos no intervalo conseguiram obter a reintegração – que normalmente ocorre por medidas judiciais.

Como funciona a estabilidade no serviço público

Para entender melhor sobre a estabilidade no serviço público, leia o artigo elaborado pelo professor Erick Alves. De acordo com o professor, “essa garantia serve para proteger os servidores públicos de eventuais ingerências e perseguições”, mas ela “não é automática e muito menos absoluta”.

Leia o artigo na íntegra:

Ainda está interessado em concursos públicos? A equipe de jornalismo elaborou uma lista completa e atualizada dos Concursos para 2019. Confira aqui.

Equipe de Jornalismo – Direção Concursos

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Clique aqui para acessar nossos cursos e garanta sua aprovação

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.