Maurício Miranda Sá • 17/07/2020
Outro concurso na área ambiental, noticiado nos últimos dias, foi o concurso ICMBio. Anunciado conjuntamente com outros órgãos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade entrou em pauta, durante coletiva de imprensa realizada com o vice-presidente Hamilton Mourão (saiba mais).
Pensando nisso, o Direção Concursos preparou uma notícia completa acerca do último edital para a entidade, que teve provas aplicadas em 2014, ou seja, há seis anos. Antes, confira TUDO sobre a Assinatura Ilimitada:
Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para órgãos federais.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.
Então, clique abaixo e confira:
Com último edital publicado em 2014 e aplicado pela banca Cespe/Cebraspe, o concurso ICMBio abriu oportunidades para os cargos de analista administrativo, analista ambiental, técnico ambiental e técnico administrativo.
Os cargos supracitados são divididos entre aqueles que são para quem possua nível de escolaridade superior (qualquer área) e nível de escolaridade médio.
À época, se pagou o valor de até R$ 6.478,30, para uma jornada de trabalho de 40h semanais.
Conforme a lei dos cargos no ICMBio, a carreira na instituição é dividida em quatro classes, dividas em 15 padrões.
Nas tabelas a seguir, confira quais os valores dos vencimentos e gratificações no cargos previstos:
Mas o que fazem os servidores do ICMBio? Logo abaixo você confere quais as principais atribuições de um servidor nos cargos do instituto:
Foram mais de 270 vagas, sendo a maior parte delas para o cargo de técnico administrativo, com vagas para diversas localidades do país, como o Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão e Pernambuco. Confira a disposição:
Com provas aplicadas nos turnos da manhã e tarde, a depender do cargo almejado, o concurso ICMBio teve duas fases: uma objetiva e outra discursiva, para ambos os cargos.
A prova objetiva, como é padrão, seguiu a modalidade Cespe tradicional de CERTO e ERRADO, onde uma alternativa errada anula uma alternativa correta. Foram 120 questões objetivas e uma prova discursiva, com duração de 4h30 minutos.
Para ter a prova discursiva corrigida, o candidato a um dos cargos deveria figurar entre as posições seguintes, de acordo com a tabela prevista no edital:
A prova objetiva foi dividida em provas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, conforme listado a seguir:
Confira a análise do professor Arthur Lima sobre o concurso ICMBio:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.