Maurício Miranda Sá • 20/03/2020
A Policia Militar do Paraná e o Núcleo de Concursos da UFPR informam que o concurso para a graduação de Soldado PM e BM foi adiado em razão das atuais implicações sanitárias frente ao coronavírus.
É importante ressaltar que o concurso foi adiado, não cancelado, possibilitando aos candidatos um maior tempo para se prepararem para o certame.
O edital do concurso PM PR foi publicado com 2.000 vagas. A banca organizadora é a Funpar. A remuneração inicial, durante o Curso de Formação, é por volta de R$ 1,8 mil.
O Concurso PM PR para os cargos de Soldado será regionalizado, conforme os Comandos Regionais de Polícia Militar e de Bombeiro Militar (CRPM e CRBM).
No entanto, depois de formado, o vencimento é de R$ 4.180,07. O cargo de soldado exige nível médio e Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”, no mínimo.
Pacotes completos para o concurso PM PR
O cargo de soldado exige os seguintes requisitos:
Veja, na imagem abaixo, como será a divisão de vagas nas regionais e entre candidatos da ampla concorrência e vagas para negros:
Soldado Policial Militar
Vagas divididas entre homens e mulheres
Nos cargos constantes do Edital, fica limitado o ingresso de pessoas do sexo feminino a até 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas no respectivo Comando Regional, nos termos da Lei Estadual no 12.975/2000.
Atingido o limite previsto, não serão nomeadas candidatas do sexo feminino, independentemente da classificação final obtida no Concurso Público.
Segundo o edital, não há previsão legal para reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD),devido às condições de exposição a riscos e situações de emergência que caracterizam suas atividades, pois as condições de acesso e de trabalho exigem aptidão física plena, não só para cumprimento das atribuições, mas também para a manutenção da segurança do trabalho do próprio profissional e de terceiros.
A remuneração paga aos novos PMs e BMs advindos do concurso PM PR são aqueles previstos na imagem abaixo. Veja:
O Concurso PM PR trouxe, em seu edital, duas (2) fases com algumas etapas cada:
A Prova do concurso PM PR será realizada no dia 28/06/2020, preferencialmente nas cidades seguintes:
Os CRPMs (Comando Regional de Polícia Militar) que devem ser escolhidos para a disputa das vagas, exclusivamente no momento da inscrição, são os seguintes:
Prova objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todos os cargos, constituída de 2 (duas) etapas:
Na segunda fase, as seguintes etapas estão prevista:
Especificamente para a etapa de Investigação Social, a responsabilidade da realização será de banca designada pela PMPR.
Vamos ver, na imagem, que são 100 pontos totais que podem ser atingidos pelo candidato
Serão considerados classificados para a correção da questão discursiva os candidatos que alcançarem, no mínimo, 20 (vinte) pontos no total do conjunto das questões objetivas
O candidato que ficar melhor colocado até determinada posição terá sua discursiva corrigida. Veja:
A lista classificatória com o nome dos candidatos classificados para as Provas de Habilidades Específicas será elaborada considerando as posições de classificação conforme quadro disposto abaixo:
As outras etapas são de TAF (Teste de Aptidão Física); Exame de Sanidade Física; Avaliação Psicológica; e Investigação Social.
O TAF é um conjunto de provas compostas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação e equilíbrio dinâmico e/ou flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica e anaeróbica e velocidade.
Esse exame permite classificar o estado físico do candidato a uma vaga no concurso PM PR no momento da execução dos testes em APTO ou INAPTO. o TAF será composto pelo Teste de Suficiência Física (TSF) para os candidatos aos cargos de Soldado PM
O candidato deverá obter, no mínimo, 11 (onze) pontos dos 15 (quinze) possíveis na somatória de pontos dos respectivos testes.
Serão exigidos os seguintes testes:
No Curso de Formação de Praças PM (ou equivalente), que não faz parte do concurso, os candidatos deverão frequentar, na condição de Soldados de 2ª Classe, nos termos definidos em normas próprias da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).
O Curso de Formação de Praças PM ocorrerá de acordo com a capacidade operacional da Administração Policial Militar do Paraná.
O curso será realizado nas Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, no Centro de Ensino e Instrução, assim como poderá ser descentralizado para qualquer OPM no Estado, na Capital e no Interior, preferencialmente na unidade escolhida pelo candidato para a lotação inicial no concurso PM PR.
O conteúdo cobrado para Soldado é o seguinte:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.