Logo Direção Concursos
Pesquisa

Enem 2020: após Justiça negar pedido, Conass pede adiamento

Enem 2020: após Justiça negar pedido, Conass pede adiamento

No último dia 12 de janeiro, o jornalismo do Direção Concursos noticiou a decisão da Justiça de São paulo, que negou o pedido de adiamento das provas do Enem 2020 (leia mais aqui).

Agora, um novo capítulo da novela está em pauta: o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) solicitou ao Ministério da Educação (MEC), um dia depois, esse adiamento. As provas estão previamente marcadas para os dias 17 e 24 deste mês.

Vale lembrar que mais de 5,7 milhões de candidatos estão inscritos na prova do Enem, que terá 14 mil locais de provas e 205 mil salas em todo o território nacional.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Enem 2020: decisão

Conforme decisão da Justiça paulista, a juíza federal Marisa Claudia Cucio, da 12ª Vara Federal Cível indica que o adiamento causará prejuízos financeiros e educacionais aos estudantes inscritos.

  • “É certo que a logística para a realização das provas em um país de dimensão continental como o Brasil exige o envolvimento de milhares de pessoas do quadro do Ministério da Educação, das Secretariais locais, de colaboradores contratados, além da procura e aluguel ou requisição de espaços físicos compatíveis, como escolas e universidades, aquisição de material, transporte e distribuição de provas, entre outras providências”, escreveu a juíza.

Enem 2020: pedido do Conass

No pedido de adiamento do Enem 2020, o Conselho alerta para circulação do vírus entre os jovens, o que pode ocasionar aumento da transmissão em outros grupos, mais vulneráveis à Covid-19.

  • “Apesar dos jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”, diz ofício do Conass endereçado ao MEC.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Enem 2020: decisão pode afetar outros concursos públicos

Alguns concursos públicos aguardam a decisão pela realização ou não do Enem 2020, para definir seus editais ou possíveis retornos de provas suspensas. Confira, abaixo, algumas seleções nessa situação:

  • CONCURSO TJ RJ: Concurso público foi suspenso e próprio presidente desembargador do tribunal já confirmou que inscrições serão reabertas. Ao todo, são 160 vagas distribuídas entre Técnico e Analista Judiciário. Saiba mais aqui.

  • CONCURSO TCM SP: Outro concurso público que deve reabrir as inscrições da seleção. São 12 vagas imediatas distribuídas entre cargos de nível médio e superior. Salários iniciais vão de R$ 10 mil até R$ 19 mil. Clique aqui para saber mais.

  • CONCURSO TJ SC: Diferente das seleções acima, não há previsão de reabertura de inscrições. Seleção foi suspensa logo após último dia possível para se candidatar. Edital ofereceu 2 vagas imediatas e chance no Cadastro de Reserva.

  • CONCURSO PG DF: Como a seleção acima, não há previsão de reabertura de inscrições. Segundo órgão, seleção será retomada na época em que parou, ou seja, na fase de realização de provas. Enem.

Estude com o PDF 2.0

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

NOTÍCIAS ENEM 2020

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.