Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso EsFCEx: escola NEGA ADIAMENTO e confirma provas domingo (13/9)

Concurso EsFCEx: escola NEGA ADIAMENTO e confirma provas domingo (13/9)

Mesmo com a Justiça atendendo um pedido de tutela urgente do Ministério Público Federal (MPF), que determinava que as provas da EsFCEx fossem suspensas, a escola afirmou que as provas continuam previstas para este domingo (13/9).

A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (11/9) à equipe de jornalismo do Direção Concursos. Veja detalhes clicando na imagem abaixo:

concurso mpf confirmado
Concurso EsFCEx: provas mantidas

As provas correspondem à primeira fase do concurso de admissão para Oficiais e Capelães Militares.

Concurso EsFCEx: MPF pede adiamento

A suspensão atendeu o pedido de uma Ação Civil Pública movida pelo MPF na quarta-feira (9/9).

Na decisão, é apontado o fato de que 8.932 candidatos estão inscritos para as provas que seriam aplicadas em 23 cidades. Com isso, o MPF enxergou que era inegável que haveria uma aglomeração.

Além disso, o MPF apontou que muitos transportes intermunicipais e interestaduais estão restringidos, devido ás medidas de contenção da pandemia, afetando os candidatos.

Como exemplo, utilizaram o estado da Bahia. Com 417 municípios ao todo, as provas seriam aplicadas somente na capital, Salvador. E desde de março de 2020, o transporte intermunicipal em cerca de 350 municípios está suspenso.

Isso impossibilitaria ou dificultaria “o acesso de vários candidatos às cidades de aplicação do exame de seleção”, conforme pedido do MPF.

A EsFCEx respondeu de que não teria como adiar as provas, mas o MPF não enxergou que havia fatos concretos para a impossibilidade de adiamento. Clique aqui e leia a ação movida pelo MPF na íntegra.

Caso queira consultar o número do processo na Justiça Federal, o número do processo é: 1039653-20.2020.4.01.3300.

Há uma carreira muito parecida com a militar e que promete diversos concursos públicos até o final deste ano. São os concursos policiais, que mostraram resistência e tiveram vários editais em 2020.

Se você quer iniciar o seu estudo para essa carreira, o Direção Concursos tem um pacote de curso específico para concursos policiais. É um pacote base, que pode ser utilizado como início na jornada de estudos.

Clique abaixo e adquira o seu:

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Além da EsFCEx: Ministério Público questiona PCDF

Não é somente a EsFCEx que esteve na mira do Ministério Público. Atualmente, a Polícia Civl do Distrito Federal, com provas marcadas para outubro, foi questionada sobre a aplicação das avaliações.

Nesta quinta-feira (10/9), o MPDFT confirmo que providências foram tomadas a respeito de um possível adiamento das provas PCDF.

Em contato realizado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos nesta semanao ministério afirmou que deverá se posicionar oficialmente a respeito do processo que trata do adiamento do concurso PCDF até o dia 18 de setembro.

A Polícia Civil do DF já havia se posicionado a respeito do adiamento afirmando que a realização das provas em outubro estaria mantida mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

O diretor-geral, em entrevista concedida em agosto, tratou de acalmar quem acredita que os certames serão cancelados: “Os concursos em andamento são regidos pelo edital e não houve qualquer alteração. O processo seguirá conforme o cronograma. O concurso está mantido até segunda ordem. Esperamos que o cenário melhore até lá para que possamos realizar a prova com tranquilidade”, informou.

Saiba mais sobre toda a situação do concurso PCDF clicando aqui.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

EsFCEx
EsFCEx

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.