
A reforma administrativa, motivo de preocupação de alguns concurseiros, pode ter um novo componente. Paulo Guedes, ministro da Economia, quer que a estabilidade só seja alcançada caso a população avalie o servidor público de forma positiva.
A ideia foi apresentada pelo ministro em 9 de dezembro, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. A proposta da reforma deve ter as primeiras tramitações em 2020.
Paulo Guedes já chegou a afirmar que o “servidor exemplar terá estabilidade após três a quatro anos”. O ministro também acredita que o serviço público deve se aproximar da mentalidade existente no setor privado.
Ainda de acordo com Paulo Guedes, existem cerca de 300 carreiras no governo. A reforma administrativa pretende diminuir este número para cerca de 20 a 30. O número de níveis e classes nas carreiras também devem aumentar. A ideia é que o servidor demore mais tempo para atingir o topo da carreira.
Concursos 2020
Mesmo que o Poder Executivo Federal possa parecer distante de abrir novos editas, o Brasil segue com muitas oportunidades.
Em 2020, haverá concurso para salário inicial de mais de R$ 22 mil, além da previsão de diversas vagas para os níveis médio e superior.
Confira as previsões de concursos 2020 neste link.
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: