PUBLICIDADE

Concursos Públicos: FGTS será “moeda” de troca com a estabilidade?

Concursos Públicos: FGTS será “moeda” de troca com a estabilidade?

Por

Maurício Miranda Sá
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos Públicos: FGTS será “moeda” de troca com a estabilidade?

A Reforma Administrativa está na boca do povo. Principalmente, na boca dos concurseiros, que veem nela um “vilão” contra o instituto do concurso público. Agora, o governo pretende propor o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como uma “moeda” de troca pelo fim da estabilidade.

A proposta quer uma “proteção temporária” para os novos servidores que ingressarem no serviço público, caso o fim da estabilidade seja realmente aprovado pelo Congresso Nacional. O modelo terá regras específicas para esses trabalhadores.

FGTS para servidor público: entenda!

Conforme disse Gleisson Rubin, secretário-adjunto da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, em entrevista ao jornal o Estado de São Paulo,“é razoável que se pense em um mecanismo de proteção temporária que cumpra papel equivalente ao do FGTS, mas talvez seja uma figura específica para o serviço público”.

Rubin falou que já existem estudos sendo realizados e que a intenção é promover regras através de uma legislação específica, mas que seja muito próxima do que é hoje aplicada ao serviço privado.

  • “A ideia é, sim, que essa relação tenha uma proximidade com contratações da iniciativa privada, mas sejam regradas por legislação específica”.

O secretário-adjunto ainda rechaçou a ideia de demissão por retaliação, afirmando que a lei deverá trazer os casos específicos em que a demissão poderá ser efetivada e que o texto enviado ao Congresso proíbe decisões com motivação político-partidária.

cursos para concursos públicos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

“Uma vitória”

Na mesma entrevista, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade, comemorou o envio da PEC da Reforma Administrativa ao Congresso Nacional.

Em suas palavras, Andrade comemorou o feito e caracterizou o fato como “uma vitória”, pois a última vez que o governo se manifestou para desburocratizar o serviço público foi em 1998.

  • Vamos insistir que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) não é só uma PEC para cortar e melhorar a performance dos salários, do custo da folha de pagamentos. Ela também faz isso. Mas é um instrumento de gestão. Tem uma série de coisas que impactam como podemos melhorar a gestão do país. A PEC atinge Estados e municípios”, disse o secretário.

Estabilidade sim, mudança também

Um dos trechos da entrevista que chamou a atenção foi o fato de Caio Andrade ainda ter falado sobre as mudanças que servidores que já ocupam seus cargos públicos podem sofrer.

Segundo o secretário, “o governo ainda admite fazer mais mudanças”. Essas, disse, afetariam aqueles servidores que já estão na ativa e que estariam de fora da Reforma Administrativa. Dentre tais mudanças, aumentar o número de degraus na carreira.

Assim, chegar ao teto salarial levaria mais tempo, atrasando, desse modo, aumentos salariais. “Cada carreira tem sua lei e nós vamos ter de fazer a revisão dessas carreiras atacando lei por lei. Vamos fazer isso no momento adequado e ver onde é possível fazer os ajustes”, disse Gleisson Rubin.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Concursos previstos

Apesar de as notícias da Reforma Administrativa terem impactado negativamente muitos alunos, a verdade é que os concursos não param e dois deles que estão previstos não irão sofrer com as novas medidas.

São eles: concurso PF (Polícia Federal) e concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal). O primeiro está autorizado e aguarda edital com 2.000 vagas. O segundo segue o mesmo caminho, mas ainda aguarda autorização.

notícias de concursos públicos, estabilidade e FGTS

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso estadual
concurso federal
Concurso Municipal
concursos estaduais
concursos federais
concursos municipais
estabilidade
fgts
jair bolsonaro
paulo guedes
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.