Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos TRT: fim da Justiça do Trabalho e do MPT? Entenda

Concursos TRT: fim da Justiça do Trabalho e do MPT? Entenda

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC/PR) pretende unificar a Justiça do Trabalho com a Justiça Federal e o MPT ao MPF. No momento, o deputado ainda junta as assinaturas para a.

O que a PEC propõe

Na proposta, é descrito que “fica extinto o Tribunal Superior do Trabalho” e que “ficam extintos os Tribunais Regionais do Trabalho”. Com isso, o texto dispõe que os servidores do TST fossem redistribuídos para o STJ, TRF da 1ª região e a Justiça Federal.

Já os servidores dos TRT’s seriam enviados para outros TRF’s e Justiça Federal, dentro da região específica. A PEC ainda determina que as Varas de Trabalho serão transformadas em Varas Especializadas da Justiça Federal.

O Ministério Público do Trabalho também será extinto e os servidores serão integrados ao Ministério Público Federal.

Qual a justificativa da PEC

De acordo com o projeto, a iniciativa se justifica, em primeiro lugar, “pela necessidade de renovar as instituições judiciárias, superando uma herança que remonta ao trabalhismo do Estado Novo”.

A reforma trabalhista atual é mencionada como razão pelas mudanças nas estruturas da Justiça do Trabalho. Segundo o documento, “é necessário que os órgãos encarregados de aplicar esse novo direito sejam também adaptados”.

A unificação seria, assim, para racionalizar a prestação de justiça aos cidadãos. A PEC alega o “gigantismo da estrutura da Justiça do Trabalho”, tanto pela quantidade de tribunais, varas e servidores. Com isso, os gastos da Justiça do Trabalho seriam os maiores de todos os outros ramos do Poder Judiciário.

É também mencionado o atraso e acúmulo com processos ligados ao ramo trabalhista.

Confira o texto da PEC na íntegra aqui, dada em primeira mão pelo portal “O Antagonista”.

Fim dos concursos TRT?

Apesar de ainda ter um longo processo pela frente até a aprovação e instauração da PEC, os concursos TRTs não são esperados para o próximo ano.

Mas há novidades para os concurseiros não desanimarem. Os concursos TRE’s devem vir com força em 2020. O TRE PA já mostra sinais de edital iminente e outros já nomearam aprovados de outros certames, abrindo espaço para novos.

Mas, caso queira mudar de área, confira outros certames esperados para 2020.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.