
Com mais de um milhão de solicitações de benefícios previdenciários pendentes, o INSS vai apresentar, nos próximos dias, um plano minucioso de ações, buscando acabar com a espera de mais um (1) milhão desses pedidos.
O prazo regular para análise de pedidos é de aproximadamente 45 dias, o que não vem sendo cumprido pelo órgão.
Quer saber as principais notícias sobre o próximo concurso INSS? Acesse este link e fique por dentro de tudo!
O plano
Chamado de Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo, o plano consiste em:
- Fixação de metas;
- Controle de produtividade;
- Teletrabalho;
- Bônus por análises extras.
Renato Vieira, presidente do INSS, afirma que o ponto eletrônico os servidores será alterado pelo controle de produtividade:
“Antes, o recado era ‘fique na repartição por oito horas’. Agora, ele terá que atingir uma meta”
Fixação de metas
Quando instaurado, o procedimento se dará da seguinte forma: os servidores do INSS precisarão finalizar 90 pontos mensais, ou seja, à análise de aproximadamente 100 processos.
Um dado importante é que, segundo Vieira, apenas 3,5% dos servdores do INSS trabalham com esse volume de processos.
Bônus por análises extras
Um incentivo ao cumprimento das metas estipuladas é que se terá direito a um bônus a cada processo além das metas estabelecidas. O valor de R$ 57,50 será pago a cada novo processo finalizado.
Teletrabalho
Àqueles que optarem por aderir ao teletrabalho, as metas serão maiores para que consigam ter direito ao benefício. A cobrança será 30% maior e, assim, terão que chegar a 117 pontos , o que corresponde a cerca de 130 processos mês.
Começo do novo atendimento
Segundo informações do site do Estadão, a portaria que vai operacionalizar essa nova tática do INSS será publicada até o dia 9 de agosto (2019).
“A expectativa é aumentar eficiência e velocidade da concessão de benefício, zerando o estoque”, afirmou Renato.
Há dois problemas que acontecem quando o INSS extrapola o prazo de 45 dias para análise processual de benefícios previdenciários: o primeiro é o do cidadão solicitando ficar mais tempo sem receber seu direito. O segundo é o custo para a União.
Caso o pedido seja deferido, ou seja, aceito, com a demora a União precisa pegar o valor desde a origem (desde o pedido de requerimento), o que gera, necessariamente, um valor corrigido/ maior.
Remanejamento de servidores
O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, vai incluir no novo projeto a redistribuição, dentro do órgão, de servidores que atuam em áreas não finalísticas do órgão, para atuaram na seção de análise de benefícios.
Medidas diversas
Entre as outras medidas, as quais serão estabelecidas, estão o aumento da digitalização dos serviços e a concessão automática de benefícios. Com tais medidas, o presidente do INSS acredita na maior agilidade dos processos.
O principal objetivo almejado é começar a cumprir, impreterivelmente, o prazo determinado de 45 dias para dar retorno ao cidadão requerente.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: