PUBLICIDADE

Texto da lei de cotas raciais passa por revisão e poderá ser alterado

A Frente Parlamentar Mista da Educação e o grupo de trabalho da Universidade Zumbi dos Palmares avaliam a continuidade da Lei de Cotas Raciais em universidades públicas. Isso porque, conforme apresentado pelo texto que instituiu a lei de cotas raciais, em 2012, a revisão seria necessária quando completasse 10 anos da data de publicação. O ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
Imagem - Texto da lei de cotas raciais passa por revisão e poderá ser alterado

A Frente Parlamentar Mista da Educação e o grupo de trabalho da Universidade Zumbi dos Palmares avaliam a continuidade da Lei de Cotas Raciais em universidades públicas.

Isso porque, conforme apresentado pelo texto que instituiu a lei de cotas raciais, em 2012, a revisão seria necessária quando completasse 10 anos da data de publicação.

O grupo planeja, a partir de encontro realizado no dia 8 de dezembro, apresentar ao Congresso Nacional uma proposta de renovação da legislação que prevê cota de 50% para negros, indígenas e estudantes de escola pública com renda familiar de ate 1,5 salário mínimo.

Vale a pena ressaltar que na legislação federal também está presente a Lei nº 12.990/14, que prevê cota racial para candidatos a vagas concursos públicos.

De acordo com o texto, 20% das vagas oferecidas em concursos públicos são destinadas a candidatos negros.

A reserva é aplicada sempre que o número de oportunidades oferecidas for igual ou superior a 3 vagas. Logo, se o edital oferece 1 vaga para determinado cargo, a vaga será destinada a ampla concorrência.

No entanto, o texto a ser revisado em 2022 é direcionado apenas às cotas em Universidades Públicas.

Assim como a acontece no caso para as universidades públicas, a lei de cotas raciais em concursos também tem vigência de 10 anos e em 2024 deverá ser reavaliada.

Lei de cotas raciais: oportunidades federais com vagas para candidatos negros

Concurso CGU 

O novo concurso CGU (Controladoria Geral da União) tem a FGV definida como banca organizadora para o edital destinado ao preenchimento de 375 vagas de níveis médio e superior. Veja todos os detalhes aqui!

Paulo Guedes
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso TCU

O edital do concurso TCU foi publicado. A banca responsável é a FGV, e a oferta é de 20 vagas e formação de cadastro de reservas no cargo de auditor de controle externo, cujo requisito é possuir nível superior em qualquer área. Veja os detalhes aqui!

Lei de cotas raciais – concurso Ibama

O edital do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (concurso Ibama) foi publicado. São 568 vagas de níveis médio e superior ficará sob responsabilidade da empresa CebraspeVeja detalhes aqui!

Material concurso Ibama técnico e analista administrativo


Paulo Guedes
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso ICMBIO

O edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (concurso ICMBio) foi publicado para o preenchimento de 171 vagas de níveis médio e superior. Veja detalhes aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concursos públicos
concursos públicos cotas
cotas raciais
cotas raciais concursos públicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.