Logo Direção Concursos
Pesquisa

LOA 2019: Direção Concursos elenca vagas relevantes autorizadas por Jair Bolsonaro

LOA 2019: Direção Concursos elenca vagas relevantes autorizadas por Jair Bolsonaro

Após a sanção do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a expectativa aumentou para muitos concurseiros. A leitura correta do documento permite a projeção de 6.570 boas oportunidades em 2019.

Os números de possíveis vagas realmente são animadores, e garantem possibilidade de abertura de diversos concursos ainda este ano.

De acordo com o documento, R$ 351,35 bilhões serão destinados ao gasto com pessoal, incluindo os recursos para inativos e pensionistas.

Poder Legislativo

No caso dos concursos do Poder Legislativo, nesse englobando o TCU, as vagas somam o montante de 130 no total, conforme podemos ver:

Câmara dos Deputados
70 vagas
Senado Federal40 vagas
Tribunal de Contas da União (TCU) 20 vagas

Com relação à Câmara dos Deputados, o concurso encontra-se autorizado, porém sem previsão de abertura de edital. Com a aprovação da LOA, é provável que haja seleção para o preenchimento de vagas.

O Senado vive uma situação semelhante. Apesar de um déficit de cerca de 1.300 cargos, não há previsão de nova seleção, o que pode mudar com a vigência da LOA 2019 aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O TCU tem uma particularidade. O órgão tem, historicamente, a política de abrir edital sempre que vence a validade do certame. O concurso 2015 encontra-se expirado, o que aumentam as chances de abertura de edital.

Poder Judiciário

Sobre as vagas do Poder Judiciário, as quais chegam ao número de 2.046 no total, alguns órgãos estão com concursos em aberto, ou seja, com seu prazo de vigência válido.

Justiça do Trabalho

Justiça Eleitoral

Justiça Federal

Desse modo, algumas vagas disponíveis deverão ser preenchidas pelos aprovados nas últimas seleções.

No caso do TSE, fontes no setor de pessoal do órgão informam que o Tribunal deverá continuar aplicando sua política de aproveitamento. No final de 2018, foram aproveitados dois candidatos, um aprovado no TRF 1ª Região, outro no TRT 10ª Região.

Há, ainda, muitas notícias desencontradas com relação ao provimento dos tribunais eleitorais. No final de 2017, houve suspensão dos provimentos de cargos, mas a atual LOA aponta muitas vagas para suprir as demandas da área.

Junto à Justiça do Eleitoral, a Justiça do Trabalho foi a maior contemplada no orçamento 2019 para o Poder Judiciário, somando 1.492 vagas nesses dois ramos.

Assim, como ocorreu nos últimos dois anos, outros TRT´s deverão prover seus cargos através de concurso público.

Confira a distribuição geral dos cargos:

Supremo Tribunal Federal 38 vagas
Superior Tribunal de Justiça 50 vagas
Justiça Federal(TRF)300 vagas
Justiça Militar (STM)30 vagas
Justiça Eleitoral (TRE e TSE)860 vagas
Justiça do Trabalho (TST e TRT)632 vagas
Conselho Nacional de Justiça6 vagas

Poder Executivo

A Direção Concursos se limitará a apresentar apenas as vagas relevantes que devem ser preenchidas por concurso público. São elas:

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal379 vagas
Polícia Militar do Distrito Federal947 vagas
Polícia Civil do Distrito Federal700 vagas
Agência Nacional de Águas26 vagas

Além disso, serão 2.320 oportunidades para provimento das vagas das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha).

Outros órgãos que podem ser contemplados:

Defensoria Pública da União10 vagas
Ministério Público da União10 vagas
Conselho Nacional do Ministério Público2 vagas

Prepare-se para as oportunidades de 2019 com a Direção Concursos. Os melhores professores e as melhores condições estão aqui! Clique neste link e conheça todos os nossos cursos disponíveis.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.