Loading...
IBGE: MPF estipula prazo para instituto explicar cortes no Censo 2020

IBGE: MPF estipula prazo para instituto explicar cortes no Censo 2020

icons
icons
icons
icons
icons

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, estipulou prazo de cinco dias para que o IBGE se explique e confirme se haverá cortes de cerca de 25% no orçamento previsto para o Censo 2020.

O MPF pede que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresente estudos técnicos que justifiquem essa diminuição de valores.

MPF explica

Conforme o Ministério Público, corte na receita do Censo 2020 reduz sua cobertura e prejudica dados importantes:

“A redução desta receita interrompe a construção de séries históricas, em suas diversas análises e escalas, com prejuízo inestimável para a construção de conhecimento, embasamento de políticas públicas e o exercício da cidadania”.

A notícia de redução na verba destinada ao Censo 2020 foi dada pela presidente do IBGE, Suzana Cordeiro Guerra.

Política de cortes orçamentários do governo federal

O governo federal já indicava que haveria cortes desde o começo de seu mandato, em janeiro deste ano (2019).

Porém, o MPF contesta essa ação e justifica:

“O levantamento subsidia o planejamento e a execução de políticas públicas em áreas como educação, saúde e habitação, bem como avaliar a sua abrangência”, afirma a Procuradoria.

Intervenção federal no IBGE

Há uma inconteste insatisfação de Técnicos do IBGE com relação à política de intervenção do governo federal no instituto, e essa insatisfação, noticiada pelo jornal Folha de SP, foi citada no ofício do Ministério Público.

Uma das medidas interventivas ficou clara com a exoneração do Diretor de Pesquisas do IBGE, Cláudio Crespo (responsável pelo Censo), o qual se posicionava contra os referidos cortes.

“Essa decisão reforça a postura do governo Bolsonaro de intervir no IBGE, como fica claro a partir das declarações do próprio presidente, questionando os resultados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), relativa aos números de emprego e desemprego, e também do ministro Paulo Guedes , que chegou a propor a venda de imóveis do instituto para a obtenção de recursos”, diz nota do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE.

Concurso IBGEIBGEconcurso IBGEedital ibgemp pede explicacoes ao ibgempf ibge
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 15

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.