PUBLICIDADE

Paulo Guedes: estabilidade em 3 a 15 anos conforme o cargo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tratou sobre as propostas de alteração nas regras de estabilidade dos servidores públicos nesta quinta-feira, 7/11, em palestra no Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com a fala do ministro, a estabilidade deve ser mantida. Entretanto, ela deve variar conforme o cargo público. Os policiais, por exemplo, ...

Por

Jornalismo Direção Concursos
Compartilhe esta notícia
paulo guedes estabilidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tratou sobre as propostas de alteração nas regras de estabilidade dos servidores públicos nesta quinta-feira, 7/11, em palestra no Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a fala do ministro, a estabilidade deve ser mantida. Entretanto, ela deve variar conforme o cargo público. Os policiais, por exemplo, devem atingir a estabilidade entre 3 e 4 anos. Ou seja, praticamente não mudaria a regra já existente atualmente. Já os “carimbadores de papel” podem levar até 15 anos para adquirir a estabilidade.

Veja a fala do ministro Paulo Guedes, na íntegra:

Segundo o prof. Arthur Lima, “a fala do ministro denota que o governo deve manter a proteção trazida pela estabilidade para aquelas funções com maior exposição do servidor, como é o caso dos policiais, mas também os auditores-fiscais, auditores de controle externo e interno, procuradores, servidores de agências reguladoras etc. Ou seja, as tais carreiras típicas de estado, como já havia adiantado o presidente Bolsonaro no último sábado. Já os servidores que desempenham atividades mais burocráticas, que não envolvem tomada de decisões importantes, devem demorar mais a atingir a estabilidade”.

O ministro também falou sobre o maior controle sobre a avaliação dos servidores públicos. A ideia é que a avaliação seja feita mais frequentemente, e que realmente possa levar à demissão de servidores com baixo desempenho. Vale a pena lembrar que desde 1998 os servidores estáveis já podem perder o cargo mediante avaliação periódica de desempenho, entretanto esta avaliação nunca foi regulamentada por lei complementar, como a Constituição Federal exige. Por este motivo, até hoje os servidores não são demitidos por esta razão.

Veja abaixo a opinião do professor Arthur Lima:

Participe da Black Friday do Direção Concursos. Todos os cursos com desconto de 30%! Basta utilizar o cupom BLACK30:

https://www.direcaoconcursos.com.br/cursos

a

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos estabilidade
estabilidade
estabilidade bolsonaro
estabilidade paulo guedes
estabilidade servidor público
paulo guedes concurso publico
paulo guedes servidor
servidor publico
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.