PUBLICIDADE

Polícia Judicial: Sisejufe pede dispensa de teste físico para servidores com 60 anos ou mais

Entenda a solicitação do Sisejufe sobre a dispensa do TAF para policiais judiciais com mais de 60 anos e os possíveis impactos nos concursos públicos. O Sisejufe (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro) solicitou a dispensa do Teste de Aptidão Física (TAF) para servidores da Polícia Judicial com 60 ...

Por

Jornalismo Direção Concursos
Compartilhe esta notícia
Imagem - Polícia Judicial: Sisejufe pede dispensa de teste físico para servidores com 60 anos ou mais

Entenda a solicitação do Sisejufe sobre a dispensa do TAF para policiais judiciais com mais de 60 anos e os possíveis impactos nos concursos públicos.

O Sisejufe (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro) solicitou a dispensa do Teste de Aptidão Física (TAF) para servidores da Polícia Judicial com 60 anos ou mais. Essa solicitação visa adequar as exigências físicas da função à realidade do envelhecimento, preservando a saúde e a segurança dos servidores.

O que é a polícia judicial?

A Polícia Judicial é responsável por zelar pela segurança de magistrados, servidores, instalações e demais pessoas presentes nos tribunais e órgãos do Poder Judiciário.[1] Suas atribuições incluem:

  • Controle de acesso e segurança das dependências.
  • Execução de escoltas de autoridades e de presos.
  • Atuação em situações de emergência e gerenciamento de crises.
  • Participação em atividades de inteligência.

O que é o TAF?

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma etapa eliminatória em concursos para a Polícia Judicial.[2][3][4] Ele avalia a capacidade física do candidato para desempenhar as atividades inerentes ao cargo.[4][5][6] Os testes variam, mas, geralmente, incluem:

  • Barra fixa (dinâmica para homens e isométrica para mulheres).[6]
  • Flexão abdominal (abdominal supra).
  • Corrida de 12 minutos.
  • Flexão (em alguns editais).[3]

TAF para concursos da polícia judicial: o que esperar?

Os testes e índices variam a depender to tribunal, exemplos incluem:

  • TRF6: Flexão em barra fixa (masculino), teste de barra estática (feminino), flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
  • TRF5: Barra fixa (masculino: 4 repetições; feminino: 15 segundos), flexão (masculino: 20 repetições em 60 segundos; feminino: 12 repetições em 60 segundos) e corrida de 12 minutos (masculino: 2.000 metros; feminino: 1.800 metros).
  • TSE Unificado: Barra fixa (dinâmica para homens e isométrica para mulheres), abdominal supra e corrida de 12 minutos.[6]

Quais os requisitos para ser policial judicial?

Os requisitos para ingresso na carreira de Policial Judicial podem variar entre os diferentes órgãos do Poder Judiciário, mas, em geral, incluem:

  • Nacionalidade brasileira.
  • Nível superior, que poderá ser desde tecnólogo ou Bacharelado em Segurança Publica ou correlatas.[1]
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.[7]
  • Não possuir antecedentes criminais.
  • Aprovação em concurso público, incluindo o TAF.[8]
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou superior.

Dispensa do TAF para maiores de 60 anos: o que muda?

A dispensa do TAF, se aprovada, beneficiará os servidores que já estão na carreira, permitindo que continuem exercendo suas funções sem a necessidade de se submeterem a testes físicos que podem ser incompatíveis com sua idade e condição física.

O sindicato argumenta que a exigência do TAF para servidores com mais de 60 anos contraria o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que garante a proteção e o respeito às pessoas idosas. Algumas instituições, como o SindMPU, já conquistaram a alteração da Portaria tornando o teste mais humano e justo.

Próximos passos

A solicitação do Sisejufe está em análise e, caso seja aprovada, poderá influenciar outros órgãos do Poder Judiciário a adotarem medidas semelhantes. É importante acompanhar as notícias sobre o tema para saber os desdobramentos e os possíveis impactos nos próximos concursos públicos. 

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso policia judicial
direcaoconcursos
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.