Logo Direção Concursos
Pesquisa

Quarentena e concursos: especialistas ajudam no controle da ansiedade

Quarentena e concursos: especialistas ajudam no controle da ansiedade

Buscando trazer diversos conteúdos, sempre com a qualidade já conhecida e atestada, o Direção Concursos foi atrás de alguns profissionais da saúde, especialistas ligados à área da Psicologia, para debater acerca desse novo momento vivido no país, através da quarentena imposta aos concurseiros pelo surto ocasionado pelo Coronavírus.

Os entrevistados

Leonardo Bitencourt, formado em psicologia e ocupante do cargo de analista administrativo (ANAC) e Thayse Duarte, também formada em Psicologia e ocupante do cargo de Analista com formação em Psicologia (MPU), além de professora do Direção Concursos, responderam algumas das perguntas formuladas pelos nossos jornalistas.

Leonardo Bitencourt

DC – Como o concurseiro pode lidar com a ansiedade durante esse período?

É natural o concurseiro sentir ansiedade, pois ela é causada por pensamentos sobre o futuro. O problema é quando essa expectativa é de um futuro sombrio e quando a preocupação se torna excessiva.

Nós, seres humanos, desenvolvemos uma tendência a pensar mais em aspectos negativos para nos protegermos de dificuldades e ameaças. Isso é o que se chama de viés da negatividade.

Diante dessa tendência, acredito que seja comum para alguns concurseiros duvidar da sua capacidade de passar em um concurso ou até mesmo que os concursos públicos serão extintos.

Por isso, é necessário questionar a veracidade dos próprios pensamentos, não acreditar em tudo que se pensa. Vale lembrar do seguinte ditado: “a mente mente”.

A prática do mindfulness (estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente) e a meditação podem ajudar muito a desenvolver a resiliência e a metacognição (capacidade de automonitoramento do ato cognitivo e de se autorregular) para passar por momentos difíceis e manter o equilíbrio emocional.

Além disso, é necessário manter hábitos saudáveis, entender que qualquer situação é passageira e buscar ajuda profissional (psicólogos e psiquiatras) quando a ansiedade se torna excessiva.

DC – Como o concurseiro pode lidar com o stress durante a quarentena?

Na página do facebook e no perfil do instagram (@mindbalancebrasil), recém-criados, enumerei 12 dicas para manter o equilíbrio emocional em tempos de coronavírus e confinamento, dentre elas:

  • Reduzir o contato com notícias que geram ansiedade ou estresse;
  • Ter uma rotina equilibrada (pausas para descanso, exercícios físicos, alimentação saudável);
  • Manter conexão com as pessoas queridas, por vídeo conferência, mensagens de texto;
  • Dar um significado mais positivo ao que está acontecendo, entendendo que a quarentena é para o bem de todos;
  • Firmar acordos de boa convivência com outras pessoas que partilham o mesmo espaço de confinamento.

DC – O que os concurseiros devem fazer para “esquecer” o fato de estar “preso” em casa e focar no estudo?

Como dito na resposta anterior, firmar acordos de boa convivência com outras pessoas que partilham o mesmo espaço de confinamento é essencial para que o concurseiro tenha momentos de silêncio e paz para se dedicar aos estudos.

Também é importante entender que a situação atual é temporária e que o confinamento pode representar uma oportunidade de se dedicar mais aos estudos, sem muitas distrações.

Dividir o dia em períodos ajuda muito a manter o foco. A técnica do pomodoro é um método de gerenciamento de tempo simples e eficiente, que usei na minha vida de concurseiro e hoje uso na minha rotina profissional.

Essa técnica consiste na utilização de um cronômetro (pode ser por aplicativos) para dividir um período em 5 tempos de estudo por 1 tempo de descanso. Por exemplo: estudar por 50 minutos e descansar por 10 minutos. Repita essa sequência 3 vezes, o que totalizará 3 horas, e, então, dê um intervalo maior de descanso, como de 1 hora.

A fórmula pode ser adequada conforme a necessidade: muitos estabelecem 25 minutos de estudo por 5 de descanso.

DC – Como os concurseiros podem lidar com a suspensão das provas e a incerteza de quando o certame volta a andar?

É de grande valia compreender a complexidade da vida e a inevitabilidade de lidar com o imprevisto e o inesperado, pois sempre viveremos incertezas e teremos que mudar e adaptar nossos planos.

Por isso, devemos procurar focar naquilo que se tem controle, como organizar a agenda para otimizar o desempenho nos estudos e nas provas, manter bons hábitos de vida (alimentação, descanso, exercícios) para que o período de estudo seja sustentável e o concurseiro esteja inteiro no momento da prova, independentemente da data em que ela ocorrer.

DC – Alguns concurseiros estão desanimados com a situação, achando que os editais vão parar de sair. Como se manter motivado?

A motivação para atingir objetivos é influenciada pelo entendimento claro do motivo pelo qual se está fazendo determinado esforço. O estudante deve se perguntar qual é o sentido de ocupar um cargo público.

Pode ser que, para alguns concurseiros, seja a estabilidade; para outros, a remuneração; para outros, o espírito de servir ao público e contribuir para a sociedade.

Saber o que se deseja na vida ajuda a manter a motivação em momentos de dificuldade.

E-BOOK GRATUITO: COMO CONSEGUIR MAIS TEMPO PARA ESTUDAR.

Thayse Duarte

DC – Como o concurseiro pode lidar com a ansiedade durante esse período?

thayse duarte
Thayse Duarte, Psicóloga, Servidora Pública e Professora do Direção Concursos.

Cada concurseiro sente e percebe suas emoções de maneira diferente. Por isso, é necessário definir uma estratégia pessoal de redução da ansiedade.

A ansiedade, em si, não é um sentimento ruim. Ela é uma emoção natural e condicional a nossa sobrevivência. O problema é quando ela começa a se tornar disfuncional, a ponto de atrapalhar nossa rotina e qualidade de vida.

Quando eu falo em estratégia pessoal, eu falo em descobertas de tentativa e erro mesmo. O que pode funcionar para um concurseiro, não necessariamente funcionará para outro.

Então… tente! Vou dar o exemplo das atividades físicas, que podem ser excelentes ferramentas para alívio da ansiedade. Descubra qual a que mais te agrada e use-a para extravasar aquelas emoções que te atrapalham. Funcionou? Maravilha! Se não funcionou, busque outra estratégia.

Ressalto aqui a importância do acompanhamento psicológico. Na fase de estudos e incertezas, fazer psicoterapia é fundamental para a qualidade de vida e, consequentemente, para o bom rendimento do concurseiro.

DC – Como o concurseiro pode lidar com o stress durante a quarentena?

O isolamento social e a mudança abrupta de rotina podem ser os gatilhos da ansiedade e do estresse. Mas, acreditem, nós, seres humanos, temos uma capacidade imensa de adaptação.

Não é fácil, mas é totalmente possível! É importante definir uma rotina com horários definidos, mesmo estando em casa.

DC – O que o concurseiro pode fazer para “esquecer” o fato de estar “preso” em casa e focar no estudo?

Não dá pra “esquecer” que estamos em casa. É preciso ressignificar esse pensamento de “prisão”. No momento, nossa casa é o recinto de refúgio e proteção para algo muito maior que nós.

Entendo que, para muitos concurseiro, o ambiente de casa não é o ideal para se concentrar (ainda mais se houver familiares por perto).

Separe um cantinho de estudos e tente tornar esse ambiente o mais agradável possível.

Explique à família sobre a importância de você continuar no foco e que o apoio e compreensão deles são fundamentais nessa trajetória.

DC – Como o concurseiro pode lidar com a suspensão das provas e a incerteza de quando o certame volta a andar?

São fatores externos sobre os quais não temos controle. Os sentimentos que podem vir junto a esses acontecimentos também não temos controle (raiva, frustração, tristeza). Afinal, além de concurseiro, somos humanos e as emoções são uma condição inerente.

Sobre o que podemos ter controle, então? Sobre o nosso comportamento em relação àquilo que sentimos. Saiba que é necessário se permitir viver a raiva, a tristeza… mas não podemos deixar esses sentimentos tomarem conta de nós. Estratégia comportamental pode ser bastante eficaz.

O certame foi adiado? Significa que você terá mais tempo. Como aproveitar esse tempo (algo tão precioso) da melhor maneira? Precisa estudar mais? Ótimo! Estude. Estudou bastante e está mentalmente exausto? Permita-se fazer algo pra relaxar uns dias (“maratonar” uma série, fazer uma viagem) e depois retome os estudos com força!

Alguns estão desanimados com a situação, achando que os editais vão parar de sair. Como se manter motivado?

Outro fator do qual não temos controle! Adianta sofrer por aquilo que não temos controle? Não! Reforço, novamente, a busca pela estratégia pessoal de redução da ansiedade e estresse.

É mais fácil mantermos a motivação quando não estamos com uma perspectiva de futuro catastrófica. Os concursos podem até reduzir por agora, mas não irão parar! Continue no foco que você estará à frente de muita gente!

CURSOS COMPLETOS PARA DIVERSOS CONCURSOS PÚBLICOS NESTE LINK.

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.