Sergio Varella • 01/04/2020
Eu sempre adianto aos meus alunos que pensam em interpor recurso, que quem estuda para concursos públicos sabe que depois da adaptação à rotina de estudos a banca organizadora costuma ser o próximo “vilão” a ser enfrentado. Isso porque elas se diferenciam pelo nível e estilo de exigência do conteúdo. O que isso significa?
Sim, significa que além de todas as disciplinas do edital você também precisa estudar ou pelo menos procurar conhecer a banca organizadora. Isso irá te ajudar não só a potencializar as chances de aprovação, como também poderão melhorar a nota da sua prova discursiva; ganhar algumas colocações; e deixar de perder algumas posições a partir da interposição de recurso.
Posso afirmar que a Fundação Carlos Chagas (FCC) costuma cobrar todo (ou quase todo) conteúdo pedido no edital, textos longos nas questões de Português e além disso, a banca costuma ser mais dura para conceder recurso na prova discursiva.
Lembrando que o recurso não é um pedido de “clemência”, então para recorrer é fundamental que o erro identificado esteja realmente dentro dos critérios de deferimento. Isso quase sempre só é possível com a ajuda de um profissional.
A maioria dos alunos costumam desacreditar ou até mesmo não dar importância para a fase recursal, mas a aluna do curso de Discursivas do Direção Concursos, Gislaine de Carvalho, foi afundo e usou o recurso elaborado por mim para as provas discursivas do concurso do TRF 3 e subiu 44 posições na colocação final.
Gislaine, quantos pontos você ganhou a partir do recurso?
A minha classificação inicial pra SJSP foi 113°. Depois do provimento parcial do recurso, obtive o 69° lugar. Subi 44 posições. Ganhei 1,75 pontos em um item. O item valia 2,50. Foi atribuído apenas 0,25 à minha resposta. Minha nota inicial na Q 1 foi 5,50. Subi pra 7,25.
Que diferença esses pontos fazem na sua vida e nomeação?
Essa classificação me trouxe a sensação da VITÓRIA. Me trouxe mais perto de uma nomeação efetiva. Vou continuar caminhando com esse sentimento no coração. Até hoje, quando penso sobre isso, tenho vontade de chorar. Foi muita emoção. Uma sensação indescritível! Sensação de que TUDO valeu a pena!
Qual ponto forte do serviço prestado pelo curso de discursivas do Direção Concursos?
A competência na elaboração dos recurso. Não foi peça-padrão, estilo copia e cola. Foi individualizada, rebatendo cada ponto da minha discursiva em confronto com o espelho da prova. Senti que a pessoa que o elaborou, do outro lado, estava realmente lutando por mim. Além disso, como disse, o respeito, a compreensão com a minha angústia, a agilidade e o contato direto comigo, fizeram toda diferença.
A Renata Biondi, que também foi minha aluna no curso de discursiva, é um exemplo de aluna que também desacreditava da fase recursal dos concursos públicos devido a frustrações anteriores.
Renata, vale a pena fazer recurso? Já tinha contratado recurso antes ?
No concurso trf4, tinha contratado outro serviço de elaboração de recursos, mas tive o pedido indeferido. Além disso, ouvia muitas pessoas dizendo que dificilmente a banca FCC mudava a nota preliminar, porém, ainda assim, acreditava válido pedir para alguém fazer o recurso para mim da discursiva.
Por qual motivo escolheu o Direção Concursos?
Já seguia o direção concursos no Instagram e fui pesquisar sobre o professor que elaborava o recurso. Assisti alguns vídeos e achei todos ótimos. Logo quando recebi o email do professor Sérgio, vi que tinha feito um trabalho maravilhoso, extremamente claro e conciso. O resultado definitivo foi publicado e eu pulei para a posição 19. Com certeza ter subido 43 posições me deixou muito mais tranquila e confiante em ser nomeada
A correção dos seus textos é essencial para que você caminhe na direção correta. Em algumas vezes, você acha o seu texto ótimo, mas não atende exatamente aos critérios da banca organizadora.
No Direção Concursos, nossos alunos têm acesso a uma correção individualizada, abordando todos os principais aspectos exigidos nos concursos públicos e com muitas questões resolvidas das principais bancas. Os cursos possuem aulas escritas (PDF) e em vídeo, além da possibilidade de sanar dúvidas diretamente com os professores.
Sergio Varella
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.