Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Como conciliar diversos concursos policiais

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Rafael Valle27/10/2022

27/10/2022

Neste artigo irei te ensinar como conciliar diversos concursos policiais.

Olá, tudo bem? Eu espero que sim =) Eu sou Rafael Valle, atualmente exerço o cargo de Agente da PCDF e sou consultor das carreiras policiais do Direção. Fui aprovado em 2º lugar para Perito do Ministério Público e entrei nas primeiras nomeações da PCDF em 2014. Hoje vamos falar sobre a principal dúvida de um concurseiro da área policial: Como conciliar o estudo para dois ou mais editais.

Inicialmente, falo que não há qualquer óbice em conciliar editais, MAS é preciso CUIDADO! Logo te explicarei o porquê. O ano de 2023 será o ano das carreiras policiais, teremos diversas oportunidades nas Polícias Civis (PC), Polícias Militares (PM) e Polícias Penais (PP), mas se lembre que 2022 ainda não acabou e ainda teremos alguns concursos a estudar, como a PCGO, a PMDF, a PMCE e outros.

Vamos iniciar nosso raciocício e quero que você venha comigo! É importante que você se prepare com antecedência e se teste em diversas provas. Quando se trata de concursos policiais, não podemos ter somente uma munição na câmara, não é mesmo!? Melhor ir com o carregador cheio! Vamos ao passo-a-passo para sua aprovação em 2022 e 2023!?

1) SEU FOCO: MATÉRIAS BÁSICAS!


Em regra, as provas da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal possuem diversas matérias em comum, as chamadas matérias básicas. Normalmente elas representarão de 60% a 80% da sua prova, qualquer que seja o concurso que decidir realizar.

Sendo assim, inicie seu estudo pelas matérias de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Língua Portuguesa. Depois estude Direito Penal, Direito Processual Penal e Raciocínio Lógico. Criando uma base forte, você estará pronto para o passo 2!

2) SEU DIFERENCIAL: PLANEJAMENTO + CONCILIAÇÃO


As matérias específicas normalmente representarão de 20% a 40% da sua prova, então precisamos ser espertos para usar a nosso favor o ativo mais valioso que o concurseiro possui, seu tempo.

Separe 1 ou 2 dias por semana para revisar por meio de leitura dos seus resumos ou fichamentos as matérias já estudadas e se debruce no tempo restante nas matérias específicas. Se a matéria específica for mais tranquila de aprender, como são os casos de Criminologia ou Medicina Legal, considere o estudo reverso resolvendo muitas questões.

3) ANALISE AS OPORTUNIDADES

Se você chegou até este passo, parabéns! Perceba que agora você já está com quase todo conteúdo consolidado e está disputando as vagas, pois você estudou algo próximo de 75% a 90% de qualquer edital policial! Agora é hora de filtrar aquilo que o mundo proporciona de oportunidade neste momento. Vem comigo para entender o que estou falando…

Vou colocar três vídeos com as próximas oportunidades para Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal e preciso que você os veja e anote as que você achou interessantes:

Assistiu aos vídeos? Neles falamos sobre as próximas oportunidades para as carreiras policiais. Se você não encontrou os concursos que queria, dê uma olhadinha aqui .

Agora que já verificamos as oportunidades do momento é hora de escolher 1 ou, no máximo, 2 para focar, mas CUIDADO!!

Sugiro que faça um comparativo de similaridades entre os dois últimos editais e perceba se há uma semelhança de pelo menos 70% entre os conteúdos programáticos. Se houver, recomendo a conciliação! Senão, é hora de foco total naquele que mais te interessa.

4) A ESCOLHA

Na hora de escolher qual concurso você irá focar, coloque na balança não somente a remuneração, mas se lembre da lotação e função que você deseja desempenhar como servidor público. Nunca se esqueça: você entrará no serviço público para SERVIR A SOCIEDADE, então se você quer somente sombra e água fresca, talvez a polícia não seja seu lugar #etátudobem =)

5) NÃO ESTUDE TUDO DE TUDO

A última dica é para deixar você mais “relax”, hehe. Após a publicação do edital, você se sentirá pressionado e ansioso para vencer todo conteúdo. É normal, eu já passei por isso! Não perca seu tempo querendo estudar o edital inteiro, sobretudo se você está realizando uma conciliação. Foque seu estudo na revisão dos temas quentes e faça muitas, MUITAS QUESTÕES DA BANCA! Aplicando isso, você estará pronto(a)!

QUER SE TORNAR UM POLICIAL CIVIL, MILITAR OU PENAL?

Participe das mentorias para as carreiras policiais que eu, Rafael Valle, faço aqui no Direção! Vou te orientar por meio de um planejamento individualizado explicando tudo que você precisa fazer para finalmente colocar o distintivo na cintura!

Para participar é só clicar no link abaixo e aguardar que iremos entrar em contato assim que possível.

QUERO SER POLICIAL

Para qualquer dúvida, encontro-me sempre à disposição no WhatsApp (61) 99251-7370.

Seu professor e amigo, Rafael Valle, instagram @prof.rafaelvalle e Canal do Youtube .

Até a próxima!

Faça parte do canal do Telegram policial do Direção concursos

Cursos completos para a PMDF

VOCÊ FOI CONVOCADO!

A convocação para o time de aprovados começou e você não pode ficar de fora. Será uma grande chance de você se preparar com a seleção de professores do Direção Concursos.

A Assinatura Ilimitada, em parceria com o Qconcursos, estará com um valor imperdível nesta Black Friday. Quem se inscrever no link abaixo ficará sabendo de tudo antes da concorrência!

QUERO ENTRAR NO TIME DE APROVADOS

como conciliarcomo conciliar concursos policiaiscomo conciliar diversos concursos policiaiscomo estudar para concursos públicosconcursos policiaisdá para conciliar
Rafael Valle

Rafael Valle

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.