Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TJDFT: como se preparar para o cargo de técnico

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marco Tulio09/07/2021

09/07/2021

Ao longo desta semana tivemos uma excelente notícia: o presidente do TJDFT repassou a informação de que brevemente será iniciada a elaboração de uma minuta de edital, referente a um novo concurso (concurso TJDFT).

Não há no momento uma previsão de data para publicação do referido edital, no entanto é extremamente importante que os candidatos não percam tempo, afinal, será um certame muito concorrido.

Hoje irei tratar especificamente do cargo de técnico judiciário do TJDFT: área administrativa, cargo o qual ocupo atualmente e que tem me proporcionado uma excelente experiência.

Uma informação que sempre vale a pena ressaltar: o TJDFT é integrante do Poder Judiciário Federal! A carreira de técnico possui a mesma remuneração de tribunais como: TST, STJ, STM, STF.

Inclusive, ao fazer esse concurso, você também poderá ter a possibilidade de ser aproveitado nesses tribunais listados, não ficando restrito a uma única lista.

A remuneração líquida de um técnico judiciário tem sido de aproximadamente R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), algo extremamente atrativo, tendo em vista o fato de se tratar de um cargo de nível médio.

Quer saber tudo sobre os próximos concursos TJDFT? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos do TJDFT:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TJDFT NO TELEGRAM

Agora, vamos ao que mais interessa para a sua preparação. Muitos estão se questionando: como devem ser os estudos nesse momento pré-edital TJDFT?

Nos últimos anos, adquiri grande experiência em relação aos certames de tribunais e hoje posso trazer dicas valiosas para essa etapa. No concurso realizado em 2015, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Lingua Portuguesa;
  • Informática;
  • Ética no serviço público;
  • Atualidades;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Regimento interno;
  • Provimento geral da corregedoria;

Inicialmente, pode parecer um conteúdo bastante extenso. Mas posso te afirmar precisamente que há tempo hábil para você se preparar.

Para o cargo de técnico judiciário, o CEBRASPE (provável banca do concurso) não tem cobrado esses conteúdos de uma forma muito aprofundada, portanto em boa parte das questões, uma noção geral sobre o tema poderá ser suficiente para que você acerte.

Acredito que o concurso do STJ, realizado em 2018, pode ser um bom parâmetro acerca do que deve ser cobrado nesse novo edital do TJDFT.

Portanto, recomendo que seja acrescentada no seu plano de estudos a disciplina de Administração Geral e Pública, pois tem sido cobrada de forma recorrente em concursos de técnico judiciário: área administrativa.

Apesar de ser uma matéria aparentemente simples, foi um divisor de água nos últimos certames dessa carreira, pois existe uma enorme subjetividade da banca na elaboração das questões.

Quanto às demais disciplinas, recomendo que seja dada ênfase aos seguintes pontos:

  • Português: interpretação de texto; crase; concordância verbal e nominal; reescritura de frases e parágrafos; uso da vírgula; redação oficial;
  • Direito Constitucional: poder judiciário e funções essenciais; administração pública;
  • Informática: não há um tema específico para dar ênfase;
  • Direito Administrativo: agentes públicos; improbidade administrativa; responsabilidade civil do estado; poderes da administração;
  • Direito Civil: domicílio e bens; prescrição e decadência; personalidade; lei de introdução às normas do direito brasileiro;
  • Direito Processual Civil: ação; atos processuais; sujeitos do processo;
  • Direito Penal: aplicação da lei penal; concurso de pessoas;
  • Direito Processual Penal: princípios gerais; ação penal; atos processuais;
  • Regimento interno: realizar a leitura completa algumas vezes. O arquivo no site do tribunal possui 98 páginas.

É necessário focar nesses pontos listados, no entanto não deixe de lado o restante do conteúdo. Existe tempo suficiente para que você monte resumos de tudo e tenha a possibilidade de na reta final estar preocupado apenas em revisar.

Essas disciplinas listadas fazem parte da rotina de muitos concurseiros, portanto é muito provável que você já tenha visto boa parte delas. (concurso TJDFT)

Caso esteja começando do zero, em determinadas disciplinas ou no geral, ainda há tempo suficiente para realizar uma preparação, desde que bem planejada, não apenas para o TJDFT, mas também para os demais tribunais.

Pode contar comigo nessa caminhada! Siga-me no instagram.

O Direção Concursos também tem o material completo para este cargo. Clique na imagem abaixo e confira:

cursos para concurso Inés
Confira os cursos do Direção para este concurso

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Concurso TJDFTConcursos 2021TJDFTconcurso tjdftconcurso tjdft 2021concurso tjdft previstoedital tjdft 2021edital tjdft nível médio 2021edital tjdft tecnico
Marco Tulio

Marco Tulio

Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.