Concurso PF: Gabarito Extraoficial de Arquivologia

Olá, concurseiros que realizaram as provas do concurso PF ou que estão interessados em questões da banca Cebraspe. Sou a professora Serenna Alves e trago a correção das provas abaixo.

Por

Serenna Alves
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso PF: Gabarito Extraoficial de Arquivologia

Olá, pessoal! Tudo bem? Espero que sim e espero que vocês tenham feito uma excelente prova do concurso PF. Estávamos aguardando 12 questões em arquivologia, e vieram somente 6.

A boa notícia é que se você estudou pelo meu curso do Direção ou se você conseguiu acompanhar a revisão que fizemos na última quinta-feira, deu tudo certo, pois falei de tudo o que caiu!

Veja o caderno de provas aqui!

Artigos de correção aqui!

Vale lembrar que é o gabarito extraoficial do concurso PF. Para conferir a correção completa em vídeo, veja abaixo:

Vamos aos itens do concurso PF?

É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos. ERRADA

Na verdade, é a característica da organicidade que permite que diferenciemos os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e dos museológicos. Se um documento é orgânico, quer dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, o que não acontece com os documentos/objetos/exemplares biblioteconômicos e museológicos, que são colecionados e não acumulados naturalmente, como ocorre nos arquivos.

Uma das limitações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é a ausência da descrição multinível. ERRADA.

Uma das características da NOBRADE é a descrição multinível, como disposto a seguir:

concurso pf arquivologia nobrade

Na nossa revisão, eu falei que a descrição da NOBRADE é multinível, que não somos obrigados a utilizar todos os níveis, pois isso depende do nível de detalhamento que queremos; que descrevemos do geral para o particular; e que se caso a descrição fosse até o item documental, o dossiê necessariamente deveria ser descrito também.

Como a questão afirma que é uma limitação da NOBRADE a ausência da descrição multinível, temos uma questão incorreta, pois essa ausência não existe, ou seja, a limitação também não existe.

Na nossa revisão, mostrei para vocês uma imagem do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do Poder Executivo Federal justamente para vocês visualizarem o instrumento. Nesse print, alguns prazos de guarda na fase corrente constavam como “enquanto vigora”. Pois bem: alguns prazos não podem ser medidos em anos, então, como a questão afirmou, para algumas classes temos “até a prestação de contas” ao invés da quantificação em anos. Também podemos adicionar o “enquanto vigora” e “enquanto o servidor permanecer”, a depender da classe, o que torna afirmação correta. Veja a imagem e observe alguns prazos do arquivo corrente: o “enquanto vigora” não é o “até a prestação de contas” que a questão utiliza como exemplo, mas também pode ser uma opção.

concurso pf arquivologia

Nos arquivos correntes e intermediários dos documentos de arquivo indicados na tabela de temporalidade, os prazos de guarda são estabelecidos em anos ou, quando não é possível definir com exatidão o tempo, por uma ação (por exemplo “até a prestação de contas”). CERTA.

A classificação de documentos de arquivo do tipo estrutural é elaborada a partir de funções, atividades e tarefas. ERRADA.

A classificação do tipo funcional se baseia nas funções, atividades e tarefas. A classificação estrutural se baseia na estrutura organizacional, portanto, a questão trocou o termo “funcional” por “estrutural”, o que a torna incorreta.

A implementação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional. CERTA.

A presença do plano de classificação, da tabela de temporalidade e da política arquivística indica que houve a implantação do programa de gestão de documentos e a ausência deles, indica o contrário.

Os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos prescindem da aplicação da classificação de documentos devido à existência dos metadados. ERRADA.

O SIGAD necessita da aplicação da classificação de documentos, assim como a gestão documental convencional, e não prescinde/dispensa como afirma a questão. Certa.

Na revisão, chamei a sua atenção para um requisito do e-ARQ que falava sobre a classificação e o Plano de Classificação. Comentei da importância do ato de classificar e do próprio plano na gestão convencional e no SIGAD.

E vocês, pessoal? Como foram no concurso Polícia Federal? Queria que vocês me procurassem no Instagram e comentassem como as minhas aulas ajudaram na hora da realização das provas! Espero que vocês possam ter acertado o maior número de questões possíveis.

A revisão que fizemos perto da prova ajudou bastante, não é mesmo? Tenho certeza absoluta que quem assistiu no canal do Direção Concursos conseguiu garimpar pontos importantes para a aprovação!

Como eu disse, a prova foi tranquila, mas se vocês ficaram com dúvidas, por favor, me chamem no instagram. Vou ficar muito feliz em atendê-los. Espero que tenham uma boa noite de descanso! Um abraço!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
concurso pf
Serenna Alves

Serenna Alves