Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Receita Federal: importância das provas discursivas

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Vitor Macau10/05/2022

10/05/2022

Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é guiar você a respeito das provas discursiva, especificamente para o concurso Receita Federal.

Com esta orientação, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.

O concurso Receita Federal

Recentemente, a Receita Federal emitiu um novo pedido ao Ministério da Economia para 230 vagas para auditores fiscais e 469 para analistas fiscais. Então, é hora de focar na prova discursiva para conseguir boa colocação no concurso.

O modelo de prova

Primeiramente, seja qual for a prova de concurso para a qual você tem se preparado, provavelmente ela contará com uma etapa objetiva e uma etapa discursiva.

O último concurso da Receita Federal, por exemplo, contou com mais de dez disciplinas cobradas no edital para a prova objetiva, além de prova discursiva.

A questão discursiva

As provas discursivas podem ter formato de redação, em que são cobrados temas de conhecimentos gerais ou de questão dissertativa (questão aberta, estudo de caso ou peça prático-profissional), em que são cobrados temas de conhecimentos específicos.

O peso da prova discursiva não é apenas quantitativo, mas também qualitativo. A prova funciona como um verdadeiro filtro entre os aprovados e convocados.

No último concurso, por exemplo, a prova discursiva da Receita Federal correspondeu a 25% da nota. Um percentual significativo para a aprovação.

Tomando como exemplo o último concurso do órgão, para o cargo de Auditor, a prova discursiva constou de uma redação de 40 a 60 linhas e mais 3 questões discursivas de 15 a 30 linhas, com tempo para responder as questões de 5 horas.

Para o cargo de Analista, foi cobrado do candidato uma redação de 40 a 60 linhas para ser desenvolvida em 3 horas.

O cuidado que o concursando precisa ter, entretanto, é que o tempo de prova, considerando as questões objetivas e discursiva, pode ser suficiente para alguns, mas para outros não.

Assim, é importante praticar a escrita de textos para a prova discursiva, e também fazer leituras acerca dos temas abordados no edital para fundamentar seu texto. Desse modo, não haverá surpresas na hora de produzir o texto, evitando extrapolação do tempo previsto em edital.

Os temas das discursivas, com dito, são relacionados às disciplinas cobradas no edital para a prova objetiva.

Veja abaixo dois exemplos da prova discursiva dos concursos passados:

Concurso Receita Federal: prova para Auditor Fiscal

RECEITA FEDERAL – A IMPORTÂNCIA DAS PROVAS DISCURSIVAS.

Prova da Analista Tributário da Receita Federal 2012:

RECEITA FEDERAL – A IMPORTÂNCIA DAS PROVAS DISCURSIVAS.

Nas duas provas discursivas aparece temas da disciplina de Direito Tributário. Então, uma ótima dica para você começar é focar, para a prova objetiva e discursiva, os textos sobre Direito Tributário, pois não basta ter apenas a técnica da escrita, é necessário (e fundamental) ter conteúdo. Só assim você será capaz de produzir um texto conciso e consistente.

Além disso, para ter conteúdo na hora de escrever, é preciso estudar muito, ler e resolver questões.

Lembre-se: teoria e prática precisam sempre andar juntas!

Orientação Final concurso Receita Federal

Agora que você chegou ao final do post, não deixe de ler na integra os artigos citados anteriormente, para melhor aprofundar o tema.

Da legislação tributária, estes são, de fato, os artigos com maior probabilidade de cair na prova.

Ainda, caso queira saber mais pontos relevantes do estudo e/ou aprofundar o conteúdo, mantenha-se informado sobre as minhas lives e video aulas!

Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito do tema, deixe nos comentários

Vítor Macau – @professorvitormacau

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos PúblicosReceita Federalreceita federal
Vitor Macau

Vitor Macau

Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.