Concurso TRT: como estudar para discursivas?

A cada semana, uma nova notícia de avanço das comissões de concurso TRT (Tribunais Regionais do Trabalho) rumo à realização dos primeiros certames. Depois de formar sua comissão, o Tribunal do Rio Grande do Sul (TRT 4), na vanguarda, já anunciou como banca organizadora a Fundação Carlos Chagas – FCC. Esta banca possui grande histórico ...

Por

Raquel Monteiro
Compartilhe este artigo
concurso TRT4

A cada semana, uma nova notícia de avanço das comissões de concurso TRT (Tribunais Regionais do Trabalho) rumo à realização dos primeiros certames.

Depois de formar sua comissão, o Tribunal do Rio Grande do Sul (TRT 4), na vanguarda, já anunciou como banca organizadora a Fundação Carlos Chagas – FCC. Esta banca possui grande histórico na realização de concursos para os mais diversos tribunais do Brasil, sendo uma verdadeira especialista em TRTs.

E você, que vinha estudando devagar e sem pressa, ao se deparar com a notícia, resolveu intensificar sua preparação. Se estiver chegando agora, leia as nossas dicas do último mês, pois estão imperdíveis! Elas fazem um recorte preciso daquilo que merece sua atenção para os estudos destes Tribunais.

Concurso TRT: etapa discursiva

Já te fornecemos dicas preciosas para estudar as mais diversas disciplinas do Direito, fornecemos as melhores técnicas para otimizar seus esforços neste período que antecede à publicação dos editais, passando por questões, estudo do texto legal e da jurisprudência pertinente.

Agora, é chegado o momento para sua preparação amadurecer mais um pouco. Por que dizemos isso? É simples: quando lemos, aprendemos um pouco; quando memorizamos, internalizamos mais um pouco e; quando somos instados a escrever sobre um assunto, potencializamos todo o nosso aprendizado.

As discursivas que podem se apresentar de duas formas. A primeira delas cuida-se de um texto, normalmente dissertativo-argumentativo, sobre temas da atualidade. São aqueles assuntos que estão sempre retratos nos principais jornais e revistas, podendo ser abordados temas nacionais ou internacionais. A segunda espécie, que se subdivide em duas, é o texto técnico da sua profissão. Normalmente, para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Execução de Mandados, caem temas para serem dissertados sobre institutos jurídicos ou estudos de casos, em que se narra uma história hipotética compatível com a realidade, para serem analisados pelos candidatos sob o prisma jurídico.

Como estudar para a etapa discursiva em concurso TRT

Primeiramente, ressaltamos que se faz necessário um estudo teórico das disciplinas que fazem parte do conteúdo programático de concurso TRT. A abordagem deve ser completa, contemplando o estudo dos textos legais, bem como da teoria doutrinária e da jurisprudência. Feito isto, você já estará pronto para começar a dar esse passo nos estudos de forma a ter o que colocar no papel quando instado a fazê-lo.

No entanto, para isso, é preciso de muito treino. Primeiro, você começará a se exercitar com questões objetivas e, depois, com as discursivas a fim de articular todo o conteúdo absorvido. Como se aprende a treinar as discursivas? Treinando bastante e corrigindo seus equívocos, seja de imprecisão vocabular, seja de erro técnico teórico. E isso é possível por meio de correções de questões e do ensino de técnicas para responder às indagações de forma objetiva.

Como a Fundação Carlos Chagas – FCC cobra suas discursivas?

Geralmente, a FCC, para Técnico Judiciário, cobra redações de temas da atualidade e, para Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Execução de Mandados, discursiva de estudo de casos. Nesta última hipótese, a cobrança é feita por meio de diversos subtópicos que norteiam a redação que será elaborada por parte do candidato. Assim, torna-se necessário estruturar seu texto em torno dos questionamentos feitos na ordem em que estes aparecerem no enunciado da questão. Portanto, para concurso TRT do Rio Grande do Sul, vale a pena fazer este tipo de treino!

Resumo da Ópera: já teremos concurso TRT este ano. O que você está esperando para começar a estudar? Não espere o edital ser publicado, pois há muitos detalhes a serem observados. Caso esteja perdido, venha ser um Gavião, e tenha uma Direção nos seus estudos!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
concurso trt
discursiva concurso trt
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.