Gabarito Informática DETRAN SP – prova resolvida

por: Victor Dalton | jul 08 2019 | Direção Concursos, Espaço Concurseiro | 0 comments

Olá amigos! Venho corrigir a prova do DETRAN SP, aplicada pela FCC, para AGENTE e OFICIAL. Vejamos:

AGENTE ESTADUAL DE TRÂNSITO

12. Um Agente de Trânsito precisa adquirir um equipamento para conectar vários computadores em uma Local Area Network − LAN, de forma que os dados vindos do computador de origem somente sejam repassados por esse equipamento ao computador de destino e não a todos os computadores da rede. O equipamento que realiza essa função é um
(A) modem.
(B) firewall.
(C) hub.
(D) switch.
(E) backbone.

Comentários: O switch é equipamento do nível 2 da camada OSI, que analisa os quadros recebidos e encaminha somente ao destinatário. Difere do hub, que, como eu costumo dizer aos meus alunos, é um repetidor “burro”, pois replica os dados recebidos a TODOS os dispositivos da rede, cabendo aos computadores descartarem os dados, quando não são os destinatários. Já os demais equipamentos citados, o problema não se aplica. Resposta certa, alternativa d).

13. No Microsoft Outlook 2010, em português, as mensagens de e-mail excluídas da Caixa de Entrada são depositadas na pasta Mensagens Excluídas. Para eliminar todas as mensagens da pasta Mensagens Excluídas de uma só vez, liberando o espaço ocupado por elas, deve-se
(A) clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da pasta Mensagens Excluídas e selecionar a opção Esvaziar Pasta.
(B) selecionar a pasta Mensagens Excluídas e pressionar a tecla Delete.
(C) clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da pasta Mensagens Excluídas e selecionar a opção Excluir Pasta.
(D) selecionar a pasta Mensagens Excluídas e pressionar a combinação de teclas Ctrl + Alt + Delete.
(E) selecionar a pasta Mensagens Excluídas, clicar na guia Ferramentas e na opção Limpar Pasta.

Comentários: Para “Esvaziar” a pasta Mensagens Excluídas, deve-se selecionar a opção “Esvaziar Pasta”.

Resultado de imagem para outlook esvaziar pasta

Resposta certa, alternativa a).

14. Considere a planilha abaixo, criada no Microsoft Excel 2010, em português.

Na célula C6 foi digitada uma fórmula para somar apenas os valores das multas gravíssimas. A fórmula digitada foi:
(A) =SOMA(D2:D5;”Gravíssima”;C2:C5)
(B) =SE((D2:D5)=”Gravíssima”;SOMA(C2;C5))
(C) =SOMASE(D2;D5:”Gravíssima”:C2;C5)
(D) =SE(D2:D5;”=Gravíssima”;SOMA(C2;C5))
(E) =SOMASE(D2:D5;”Gravíssima”;C2:C5)

Comentários: Temos um problema clássico de SOMASE, pois apenas serão somadas na coluna C os elementos que atendem alguma condição na coluna D. SOMASE possui três parâmetros (INTERVALO; CRITÉRIO; INTERVALODASOMA). Nas alternativas c) e e) temos duas alternativas quase idênticas, a não ser pelo operador de INTERVALO (dois pontos), presentes na alternativa e), que é a correta.

OFICIAL ESTADUAL DE TRÂNSITO

26. Um Oficial de Trânsito que utiliza o Windows 7, em português, com perfil de administrador, deseja mapear uma pasta que está em outro computador da rede, para acessá-la de forma rápida através do seu computador. Conseguirá acessar a janela onde será possível fazer esse mapeamento clicando em Iniciar >

(A) Computador > Mapear unidade de rede.
(B) Painel de Controle > Rede e Internet > Conectar-se a uma unidade de rede.
(C) Computador > Rede > Central de rede e compartilhamento > Mapear unidade de rede.
(D) Rede e Internet > Unidades de rede > Mapear unidades.
(E) Explorador de arquivos > Rede > Gerenciar unidades de rede.

Comentários: Existem duas formas de mapear uma unidade de rede no Windows. Uma delas é pelo Windows Explorer. Porém, o caminho que a banca deseja é aquele alcançado pelo menu iniciar, cujo caminho é:

Mapeie uma unidade de rede para acessá-la no computador ou no Windows Explorer sem precisar procurá-la ou digitar seu endereço de rede toda vez.

  • 1. Clique no botão Iniciar e clique em Computador.
  • 2. Clique em Mapear Unidade de Rede.
  • 3. Na lista Unidade, clique em qualquer letra de unidade disponível.
  • 4. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador. Para se conectar sempre que você entrar em seu computador, marque a caixa de seleção Reconectar na entrada.
  • 5. Clique em Concluir.

Os demais caminhos apresentados são fictícios e não levam ao recurso desejado. Resposta certa, alternativa a).

27. Considere a imagem abaixo, que mostra um menu obtido por meio de um procedimento realizado no explorador de arquivos do Windows 7, em português.

Este menu foi obtido por meio de um clique com o botão
(A) direito do mouse sobre uma pasta em uma unidade de disco.
(B) esquerdo do mouse sobre uma unidade não expandida de armazenamento, como um HD ou pen drive.
(C) direito do mouse sobre uma unidade não expandida de pen drive.
(D) esquerdo do mouse sobre uma pasta ou arquivo de um pen drive.
(E) direito do mouse sobre um arquivo em uma unidade de disco.

Comentários: O menu apresentado é um menu de contexto, portanto, ele foi apresentado por meio de um clique com o botão direito, e não o esquerdo do mouse. Por aí já eliminamos as alternativa b) e d).

Quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um arquivo ou uma pasta, a ação principal no menu de contexto (a que aparece em negrito) é Abrir, e não expandir. Por consequência, descartamos também as alternativas a) e e).

Por fim, nos resta a alternativa c) como correta. Quando clicamos em uma unidade não-expandida de pen drive, ou mesmo uma unidade de disco rígido, no painel esquerdo do Windows Explorer, a ação principal do menu de contexto é Expandir (exibir a primeira estrutura de pastas que existe, também no Painel Esquerdo do Windows.

Não era uma questão fácil, exigia calma e frieza do candidato.

28. Considere a planilha hipotética abaixo, criada no Microsoft Excel 2010, em português, que mostra o valor cobrado por um despachante, pela substituição de lacre danificado na placa de motos e carros.

Se o veículo for moto, o valor da substituição de lacre danificado será 52,99, se não, será 55,92. A fórmula correta, digitada na célula C3, que considera esta condição, é
(A) =COMPARE(SE(B3=”moto”;52,99)SENAO(55,92))
(B) =SE(B3=”moto”;52,99;55,92)
(C) =COMPARE(B3=”moto”;52,99;55,92)
(D) =SE(B3=”moto”;PRT(52,99);PRT(55,92))
(E) =SE(B3=moto:52,99:55,92)

Comentários: A questão é uma aplicação simples da função SE. Temos uma condição (veículo ser moto), e duas saídas: caso a condição seja verdadeira e caso a condição seja falsa.

A função SE(condição;valorseverdadeiro;valorsefalso), portanto, deve ser preenchida com:

condição – B3=”moto”;

valorseverdadeiro – 52,99

valorsefalso – 55,92

Resposta certa, alternativa b).

29. Um Oficial de Trânsito está utilizando a última versão do Google Chrome, aberta em um computador que possui o Windows 7, em português, instalado. Está com várias abas (guias) abertas no navegador, com um site em cada aba. Para fechar rapidamente apenas a aba atual (ativa), que está em exibição na tela do navegador, deverá utilizar a tecla de atalho:
(A) Alt + Tab.
(B) Ctrl + X.
(C) Alt + F4.
(D) Ctrl + Delete.
(E) Ctrl + F4.

Comentários: Alt+F4 é comando de atalho para fechar o aplicativo, enquanto Ctrl+F4 é o comando que fecha somente a aba ativa, mantendo as demais abertas. Resposta certa, alternativa e).

30. Um Oficial de Trânsito que utiliza o Microsoft Outlook 2010, em português, deseja que mensagens recebidas de determinado remetente sejam excluídas automaticamente. Tal operação
(A) não será possível, pois o Microsoft Outlook 2010 não possui recursos para definir regras de exclusão.
(B) será possível clicando-se com o botão direito do mouse sobre uma mensagem recebida deste remetente e selecionando-se a opção Excluir mensagens recebidas deste remetente.
(C) será possível por meio da instalação de um plug-in adicional chamado MSRules.
(D) será possível por meio da criação de uma regra, a partir de Página Inicial > Regras > Criar Regra… > Opções Avançadas….
(E) não será possível, pois o Microsoft Outlook 2010 não possui filtros antispam para exclusão automática de arquivos.

Comentários: Para que uma mensagem seja automaticamente excluída CASO ela seja oriunda de determinado remetente, deve-se estabelecer filtros para as mensagens. No Mozilla Thunderbird, o nome é filtro, enquanto no Microsoft Outlook o nome é Regras.

Resultado de imagem para regras opcoes avancadas outlook

Resposta certa, alternativa d).

Comentários finais – Mais uma vez, a FCC “surpreendeu” com algo que já não é surpresa: aplicou uma prova de nível médio mais difícil do que a prova de nível superior. No meu entender, um aluno bem preparado certamente gabaritou (ou acertou duas questões de) informática para AGENTE, enquanto, para OFICIAL, de três questões em diante o desempenho foi excelente.

Espero que você tenha feito boa prova de Informática, e nas demais matérias também!

O que achou da prova? Comente aqui ou no meu @Instagram!

Acesse também a correção das áreas de:

Fique de olho no blog para atualização das demais matérias!

Victor Dalton
Victor Dalton Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation. Veja outras publicações do autor
#detran sp #detran sp 2019 #gabarito detran sp #informática #prova resolvida detran sp
Comentários

Central de Atenção ao Aluno