Danuzio Neto • 26/12/2021
26/12/2021Olá, pessoal! Aqui é o professor Danuzio Neto e, hoje, vamos falar sobre um tópico de Atualidades que pode ser cobrado na sua prova de concurso público. E fique até o final, porque também resolveremos algumas questões sobre este assunto, ok?
Nesta última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o IPCA-15 relativo ao mês de dezembro e o fechamento do ano de 2021.
É comum que bancas organizadoras cobrem algumas questões sobre o IPCA-15, pois ele é um índice que calcula, de forma resumida, o aumento ou a diminuição dos preços dos produtos no mercado varejista.
É por meio dele, por exemplo, que se tem uma noção do custo de vida da população. Além disso, ele é super importante para o cálculo do IPCA, considerado como o índice oficial da inflação do país.
Agora, preste atenção. O IPCA-15 e IPCA são diferentes entre si. Podemos citar, por exemplo:
Então, vamos ver o que o IPCA-15 trouxe para o mês de dezembro e para o fechamento do ano?
De acordo com o IBGE, o IPCA-15 foi de 0,78% em dezembro. A taxa correspondeu a 0,39 ponto percentual abaixo de novembro.
Com isso, 2021 termina com o IPCA-15 acumulado em 10,42%. O maior acumulado no ano (em dezembro) desde 2015.
São nove grupos de produtos e serviços pesquisados: alimentação e bebidas, artigos de residência, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e cuidados pessoais, transportes e artigos de vestuário.
De todos acima, só dois não apresentaram aumento: saúde e cuidados pessoas; e educação.
Os mais impactados foram:
Em relação às regiões, todas as regiões apresentaram altas em dezembro. A maior variação foi registrada na região metropolitana de Salvador e a menor, em Belém.
Vamos resolver algumas questões recentes de concurso público só para ter uma noção de como este índice pode ser cobrado?
(FGV – Funsaúde-2021) O gráfico a seguir indica a inflação acumulada de janeiro de 2020 a julho de 2021, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE.
Fonte: Grupo de Conjuntura da Dimac/IPEA
Com base no gráfico, analise as afirmativas a seguir sobre a elevação do IPCA, no período considerado.
I. Subiu 9,5%, o que significa que a cesta média de bens, produtos e serviços consumidos pelos brasileiros ficou mais cara, mas o aumento foi variado se considerar as faixas de rendimento da população.
II. Teve uma alta de quase 10%, justamente no período em que o país passava por uma recessão econômica por conta da pandemia, acentuando o problema da insegurança alimentar.
III. Aumentou em função da alta dos preços dos combustíveis, das passagens áreas e dos eletrônicos, produtos mais afetados pelo dólar, impactando os segmentos de maior renda.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Gabarito: letra B
Comentário: Perceba que a questão pediu para julgar os itens conforme o gráfico. Em nenhum momento, o gráfico demonstra quais foram as causas do aumento da inflação, então a alternativa III extrapola o entendimento. Além disso, o segmento da alta renda foi o menos afetado. Lembre-se também de que há diversos outros fatores que podem ter influenciado o aumento do IPCA, já que ele utiliza o cálculo com base em nove áreas.
Viu como foi tranquila esta questão? Conheça, então, meus cursos aqui do Direção Concursos para você não ter nenhuma dúvida com questões deste tipo:
Até mais, pessoal!
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.