Sergio Varella • 01/11/2019
01/11/2019Esse ano não ia ter concurso, né? Somente nesse final de semana temos recursos para o TJPR e agora para o TJCE.
Para quem fez o TJPR, fiz um artigo para ajudá-los a elaborar o recurso. E caso queiram estamos oferecendo o serviço de recursos realizado por professores especialistas, sob a coordenação do Prof. Sérgio Varella.
Voltando ao TJCE, sua discursiva tem o peso de quase 25% da nota total. Agora é hora de buscar mais uns pontinhos e fazer o seu recurso.
A FGV não divulgou um espelho padrão com a resposta esperada, ou seja, existem diversos caminhos corretos.
Nessa situação, como não existe uma única resposta correta, você deve demonstrar que os argumentos apresentados atendem aos critérios avaliados pela banca. Pode até apresentar argumentos de autoridade que sirvam para embasar a posição adotada por você em seu texto. Aqui informações externas são bem vindas, principalmente em questões técnicas.
Como escrever o seu recurso?
1) Vocativo
A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.
Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…
2) Objeto do recurso.
Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.
3) Argumentos
Aqui você demonstrará que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital. Os critérios são os seguintes.
Considera a capacidade de o candidato selecionar argumentos convenientes, dentro do perfil esperado, assim como a boa seleção desses argumentos.
Aqui você deve demonstrar que trouxe argumentos de forma profunda, realizando análise crítica sobre o tema e se possível com argumentos de autoridade que demonstram a consistência dos argumentos.
Considera a capacidade de o candidato mostrar coesão e coerência entre os parágrafos componentes do texto por ele redigido, assim como a distribuição do tema por uma evolução adequada de suas partes.
Aqui você deve demonstrar que usou um amplo repertório de termos coesivos. Que seu texto responde à pergunta da banca e que existe uma sequência lógica nos argumentos apresentados, sem contradições.
Correção Gramatical
Divide-se em dois grupos: 1) Seleção vocabular, que considera problemas de inadequação vocabular, troca entre parônimos, emprego de palavras gerais por específicas, emprego de vocábulos de variação linguística inadequada, marcas de oralidade; 2) Norma culta, que considera problemas gerais de construção frasal do ponto de vista comunicativo.
O grupo relativo à correção gramatical tem uma peculiaridade com relação a correção. A sua nota será diminuída a cada erro que for identificado, com base em um valor definido. Serão descontados 0,2 ponto por erro de seleção vocabular e 0,3 ponto por erro de norma culta.
Nesse caso, seu trabalho será demonstrar que não existe erro onde a banca apontou a diminuição da nota. Não precisa de muita teoria, o avaliador não quer uma aula de português.
4) Conclusão
No final sempre retome o seu pedido e se possível já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.
“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.
Resumo da ópera
Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.
Se contratará um especialista ou se fará sozinho é um decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.
Clique no link abaixo para obter mais informações sobre o serviço de recursos do DireçãoConcursos.
Sergio Varella
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Robson Oliveira • 13 de dezembro de 2024
Com grandes editais para tribunais lançados em 2024, e vários previstos para 2025, o cargo de Técnico Judiciário na área administrativa (TJAA) se torna uma grande oportunidade para todos os concurseiros! No entanto, a concorrência é acirrada, e é fundamental estar bem preparado. Por isso, o Direção Concursos te apresenta o melhor investimento em você, […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.