Raquel Monteiro • 11/11/2021
11/11/2021Olá, concurseiros! Gostariam se saber tudo sobre a banca FGV? Vamos lá!
Se você tem gostado da nossa série de artigos em que deciframos “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras, certamente seus olhos vão brilhar com o texto de hoje.
Hoje daremos continuidade com a banca FGV – Fundação Getúlio Vargas, que vem realizando inúmeros concursos em todo Brasil.
A FGV é uma banca que vem ganhando cada vez mais espaço, pois tem preenchido o vácuo deixado pela ESAF, pois esta não mais organiza certames.
Nossa banca de hoje é eclética porque realiza concursos de estatais, área de apoio do Ministério Público, magistratura, Tribunal de Contas de União e, agora, mais recentemente, foi escolhida para realizar o concurso da Controladoria Geral da União. Por isso, dedicamos um texto só para ela!
A FGV, segundo consta em seu site, a “Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelência.”
Chama-nos a atenção que a Fundação possui editora, centros de pesquisa, universidade e excelência em seus cursos de pós-graduação.
Com isso, a fundação não atua somente no segmento dos concursos públicos. Em dezembro deste ano, a instituição celebrará 77 anos de existência.
Não é por outra razão que conhecer a fundo sobre esta banca se revela tão importante.
O estilo da banca sempre está em renovação. Sempre há uma evolução na forma de se elaborar questões por parte desta fundação.
Uma dos grandes desafios de se fazer prova da Fundação Getúlio Vargas está no controle do tempo, pois os enunciados tendem a ter uma extensão de tamanho que vai de média e grande.
O que dizer do tamanho das letras? A depender do certame, este representa um obstáculo a mais para o candidato aos certames promovidos por esta promovidos, pois as letras são pequenas.
Depois de algumas horas de resolução de provas, o cansaço se faz presente e, por esta razão, perde-se um pouco mais de tempo lendo um mesmo enunciado diversas vezes.
Como resolver este problema? Além de estudar muito a teoria, você precisará imprimir provas e se acostumar com o tamanho da letra no estilo “bula de remédio”.
Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE”, como manda a tradição do mundo dos concursos.
Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos pequenos e médios, mas que totalizam muitos textos ao longo a prova. Isso tende a ser exaustivo.
A maioria esmagadora dos concurseiros sabe que esta disciplina é muito importante, mormente no que toca à interpretação de textos.
Os examinadores fazem questões muito sofisticadas e cheias de nuances neste quesito. Muitas vezes, os textos nada têm de complicados, mas as questões com suas respectivas opções demandarão imensa perspicácia por parte de quem está as resolvendo.
Por isso, sugerimos que não a negligencie porque cada ponto deve ser cuidadosamente estudado.
No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões mesclam teorias doutrinárias pesadas com as famosas questões que fazem paráfrase da literalidade do texto legal.
Cobram, também, a jurisprudência dos Tribunais Superiores quando se trata especificamente de carreira jurídica. Para quem aprecia provas com um pouco de cada estilo de estudo, esta banca oferece um banquete disso.
A vantagem é que o estudo fica muito mais dinâmico assim. No entanto, ressaltamos que a memorização do texto legal ainda tem muito do seu valor para a FGV porque cai – e muito – nas provas.
Portanto, aprenda a amar a leitura da lei, pois essa técnica de estudos vai te conduzir ao sucesso dessa empreitada chamada concurso público.
A respeito das questões discursivas e de estudo de casos, a banca tende a ser bastante objetiva em seus enunciados.
No concurso de Oficial da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, colocou algumas questões de estudo de casos para que sejam respondidas em poucas linhas, por meio de quesitos.
É um formato que privilegia a capacidade de síntese do candidato.
Quer ir bem nas provas da FGV? Além de resolver muitas questões, vire especialista em língua portuguesa. Nas demais disciplinas jurídicas, estude pelas mais diversas fontes de estudo. Faça muitas questões. Quantas? Todas que as que você conseguir. Só não privilegie a quantidade em detrimento da qualidade.
Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.