Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Tudo sobre a banca FGV: veja o estilo de questões

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Raquel Monteiro11/11/2021

11/11/2021

Olá, concurseiros! Gostariam se saber tudo sobre a banca FGV? Vamos lá!

Se você tem gostado da nossa série de artigos em que deciframos “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras, certamente seus olhos vão brilhar com o texto de hoje.

Hoje daremos continuidade com a banca FGV – Fundação Getúlio Vargas, que vem realizando inúmeros concursos em todo Brasil.

A FGV é uma banca que vem ganhando cada vez mais espaço, pois tem preenchido o vácuo deixado pela ESAF, pois esta não mais organiza certames.

Nossa banca de hoje é eclética porque realiza concursos de estatais, área de apoio do Ministério Público, magistratura, Tribunal de Contas de União e, agora, mais recentemente, foi escolhida para realizar o concurso da Controladoria Geral da União. Por isso, dedicamos um texto só para ela!

Quem é a FGV?

A FGV, segundo consta em seu site, a “Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelência.

Chama-nos a atenção que a Fundação possui editora, centros de pesquisa, universidade e excelência em seus cursos de pós-graduação.

Com isso, a fundação não atua somente no segmento dos concursos públicos. Em dezembro deste ano, a instituição celebrará 77 anos de existência.

Não é por outra razão que conhecer a fundo sobre esta banca se revela tão importante.

Tudo sobre a banca FGV: questões em concursos

O estilo da banca sempre está em renovação. Sempre há uma evolução na forma de se elaborar questões por parte desta fundação.

Uma dos grandes desafios de se fazer prova da Fundação Getúlio Vargas está no controle do tempo, pois os enunciados tendem a ter uma extensão de tamanho que vai de média e grande.

O que dizer do tamanho das letras? A depender do certame, este representa um obstáculo a mais para o candidato aos certames promovidos por esta promovidos, pois as letras são pequenas.

Depois de algumas horas de resolução de provas, o cansaço se faz presente e, por esta razão, perde-se um pouco mais de tempo lendo um mesmo enunciado diversas vezes.

Como resolver este problema? Além de estudar muito a teoria, você precisará imprimir provas e se acostumar com o tamanho da letra no estilo “bula de remédio”.

Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE”, como manda a tradição do mundo dos concursos.

Língua Portuguesa na FGV

Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos pequenos e médios, mas que totalizam muitos textos ao longo a prova. Isso tende a ser exaustivo.

A maioria esmagadora dos concurseiros sabe que esta disciplina é muito importante, mormente no que toca à interpretação de textos.

Os examinadores fazem questões muito sofisticadas e cheias de nuances neste quesito. Muitas vezes, os textos nada têm de complicados, mas as questões com suas respectivas opções demandarão imensa perspicácia por parte de quem está as resolvendo.

Por isso, sugerimos que não a negligencie porque cada ponto deve ser cuidadosamente estudado.

Disciplinas Jurídicas

No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões mesclam teorias doutrinárias pesadas com as famosas questões que fazem paráfrase da literalidade do texto legal.

Cobram, também, a jurisprudência dos Tribunais Superiores quando se trata especificamente de carreira jurídica. Para quem aprecia provas com um pouco de cada estilo de estudo, esta banca oferece um banquete disso.

A vantagem é que o estudo fica muito mais dinâmico assim. No entanto, ressaltamos que a memorização do texto legal ainda tem muito do seu valor para a FGV porque cai – e muito – nas provas.

Portanto, aprenda a amar a leitura da lei, pois essa técnica de estudos vai te conduzir ao sucesso dessa empreitada chamada concurso público.

Tudo sobre a banca FGV: questões discursivas

A respeito das questões discursivas e de estudo de casos, a banca tende a ser bastante objetiva em seus enunciados.

No concurso de Oficial da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, colocou algumas questões de estudo de casos para que sejam respondidas em poucas linhas, por meio de quesitos.

É um formato que privilegia a capacidade de síntese do candidato.

Resumo da Ópera

Quer ir bem nas provas da FGV? Além de resolver muitas questões, vire especialista em língua portuguesa. Nas demais disciplinas jurídicas, estude pelas mais diversas fontes de estudo. Faça muitas questões. Quantas? Todas que as que você conseguir. Só não privilegie a quantidade em detrimento da qualidade.

Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos PúblicosConcursos Públicosbanca fgvconcursos fgvedital fgvfgvtudo sobre a fgv
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.