Mateus Melis • 24/05/2023
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (24/5) o texto-base do arcabouço fiscal. O texto substituirá o teto de gastos que está em vigor desde 2016. Mas como o regime fiscal pode afetar os concursos públicos?
Conforme explicado pelo Direção Concursos, o arcabouço fiscal poderá impactar os certames em caso de descumprimento das regras fiscais. Sendo assim, caso o governo permaneça dentro da meta estabelecida, não haverá receio ou qualquer possibilidade de suspensão de concursos.
Em caso de descumprimento da meta fiscal, o governo ficará impedido de*:
*Vedações previstas nos incisos II, III, VI a X do art. 167-A da Constituição Federal
Caso o governo não cumpra a meta estabelecida pelo arcabouço fiscal pelo segundo ano consecutivo, serão impostas outras vedações**, como:
**Vedações previstas nos incisos I a X do art. 167-A da Constituição Federal
Conforme explicado pelo professor Arthur Lima, o arcabouço fiscal prevê gastos do governo em momento mais moderado em tempos de crise. Já no caso do que foi arrecadado, o gasto ficará restrito a 70% do valor. Por exemplo, caso o ocorra a arrecadação de 3% de 1 trilhão de reais (R$ 30 bilhões), o governo poderá gastar 70% do que foi arrecadado.
Entenda um pouco mais sobre o arcabouço fiscal no vídeo abaixo:
É importante destacar que, apesar de o texto-base ter sido aprovado, a votação do projeto será retomada nesta quarta-feira (24/5) para a análise de destaques que ainda podem impactar no texto.
No ano de 2023, o governo federal deverá realizar diversos editais de concursos públicos. Entre os certames autorizados/aguardados estão os concursos ministeriais. Confira alguns abaixo:
Veja mais editais ministeriais previstos AQUI!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.