Concursos Abertos Concursos 2021

Bolsonaro pretende aumentar salário de servidores públicos até 2022

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
03/08/2020, às 16:25 • 2 meses atrás

O Presidente Jair Bolsonaro deixa o Ministério da Defesa após almoço com ministros.

O Presidente da república, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende conceder aumento salarial aos sevidores públicos até o fim do seu mandato, em dezembro de 2022.

De acordo com o jornal O Globo, em notícia publicada no último dia 31 de julho, a informação foi confirmada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante videconferência com os servidores do órgão.

Eu queria dar um aumento salarial para os servidores antes de terminar meu mandato, no meu mandato eles não tiveram nenhum aumento” — relatou Rosário durante a videoconferência.

A notícia veio em boa hora, já que há menos de seis meses Bolsonaro afirmou que não pretende realizar reajuste salarial aos sevidores públicos, o congelamento salarial está, inclusive, previsto no PLDO para 2021.

De acordo com a Lei Complementar nº 173/20 , publicada devido o período de calamidade pública, os reajustes salariais estão vetados até dezembro de 2021.

A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares“, diz o texto.

Além disso, a realização de novos concursos federais estaria ameaçada, no entanto, novos editais vêm sendo anunciados pelo governo de Jair Bolsonaro. Confira os detalhes abaixo.

Bolsonaro e os Concursos Federais previstos

Em meio à crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e a imagem do do país pelo suposto descontrole sobre os crimes ambientais, diversos concursos foram anunciados nas últimas semanas.

Veja a situação dos concursos já anunciados pelo governo:

  • Concurso Senado: o edital com 40 vagas imediatas segue previsto para os próximos meses. Na última semana de julho foi divulgado o projeto básico do concurso com todos os detalhes das provas e etapas. Ao que tudo indica, o Cebraspe será o responsável pela seleção.
  • Concurso Polícia Federal: de acordo com o Ministro da Justiça e Cidadania, André Mendonça, um novo concurso com pelo menos 2 mil vagas já está sendo estudado pelo governo. Lembrando que a Polícia Federal já solicitou o preenchimento de 1.508 vagas, sendo 540 para Agente de Polícia Federal e 349 para Agente Administrativo, cargo de nível médio.
  • Concurso Ibama: o novo concurso Ibama já está em estudos pelo governo federal. O Ibama já encaminhou ao Ministério da Economia, assim como diversos órgãos federais, a solicitação do preenchimento de 2.311 vagas em seu quadro de pessoal.
  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.
  • Concurso PRF: o órgão informou que foram requisitadas 2.634 vagas para Policial Rodoviário Federal. A proposta da PRF é realizar três turmas a serem formadas em 2021 e 2022, com provimento de cargos a partir de 2022.

Veja maiores detalhes dos concursos previstos para 2021 no link abaixo:

CONCURSO 2021: JÁ SÃO MAIS DE 100 EDITAIS ESPERADOS!

Ferramenta de estudos pré-edital

Não se esqueça: o Direção Concursos possui tem a forma mais acessível para você estudar antes mesmo da publicação do edital!

Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

bolsonaro
jair bolsonaro servidores reajuste servidores públicos federais servidores públicos

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.