PUBLICIDADE

CNU 2025: sindicato é contra adesão do INSS ao certame

INSS ofertará 300 vagas de Analista do Seguro Social no Concurso Nacional Unificado 2025

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
Imagem - CNU 2025: sindicato é contra adesão do INSS ao certame

A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) se mostrou contrária à adesão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao Concurso Nacional Unificado (CNU 2025)!

Por meio de ofício protocolado na última quinta-feira (22/5), a FENASPS demonstrou preocupação à oferta de 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, por meio do CNU. De acordo com o sindicato, a realização de um concurso público  é uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em todos os fóruns deliberativos da Federação. 

Porém, a proposta de ingresso via Concurso Nacional Unificado contraria os princípios essenciais da Carreira do Seguro Social. A Federação informa que a contratação de novos servidores para Analista, via CNU 2025, “fere diretamente o caráter técnico, específico e exclusivo das atribuições da Carreira do Seguro Social, não apenas na análise e concessão de benefícios, mas também no atendimento ao público e no manuseio de dados sensíveis de milhões de cidadãos”.

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social conta com 2.588 cargos vagos para a carreira de Analista do Seguro Social.

Veja o posicionamento abaixo:

Milhões de concurseiros estudam, trabalham, são pais ou mães e tudo isso diminui seu tempo para estudar!

Você acredita que não tem tempo para estudar? Temos um material que vai te ajudar! E já te adiantamos: você TEM tempo para estudar.

Clique abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

INSS confirma participação no CNU 2025

Na última terça-feira (20/5), o INSS confirmou que irá participar da nova edição do CNU 2025, e irá ofertar 300 vagas para a carreira de Analista do Seguro Social, nas seguintes especialidades, a princípio:

  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia

Ainda há possibilidade de outras especialidades serem contempladas com oportunidades. Com a adesão, a segunda edição do Concurso Nacional Unificado passa de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652 oportunidades.

Novo CNU em 2025

segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) foi oficialmente anunciada no dia 28 de abril.

Com a inclusão do INSS, a nova edição irá ofertar 3.652 oportunidades em 36 órgãos do Poder Executivo Federal, além de vagas em carreiras transversais, que são aquelas cujo servidor pode atuar em diversos órgãos e Ministérios.

O total de vagas será distribuído da seguinte forma:

  • 1.172 vagas para provimento de curto prazo (todas de nível superior) – chamamento ocorrerá logo após a homologação do resultado final
    • MGI (assistente social, médico e psicólogo): 172
    • Analista Técnico Administrativo (MGI): 1.000
  • 2.480 vagas, sendo:

De acordo com o cronograma previsto, o MGI pretende contratar a banca organizadora até meados de junho e publicar o edital de abertura no mês de julho de 2025. O período de inscrições também deve ser iniciado em julho.

A previsão é que as provas objetivas e discursivas sejam aplicadas em dias distintos:

  • Prova objetiva: 5 de outubro; e
  • Prova discursiva: 7 de dezembro.

Por fim, os resultados finais do CNU 2025 devem ser divulgados em fevereiro de 2026.

Resumo

Cansado de buscar material de estudo de qualidade com um preço justo e não encontrar? Bem, sua hora chegou!

Nós aqui do Direção preparamos uma semana do trabalhador para que você dê o MAIOR salto na sua preparação pagando MENOS!

É a sua grande chance de transformar seus estudos pagando o menor preço possível.

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
Concurso Nacional Unificado
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.