PUBLICIDADE

Concurso AFT: auditores podem ter o porte de arma? Veja!

O novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) ofertará 900 vagas para a carreira. A expectativa agora é pela publicação do edital, que deverá sair até o dia 13 de dezembro! Compartilhe esta notícia no Whatsapp Compartilhe esta notícia no Telegram Confira os cursos do Direção para este certame! A MELHOR PREPARAÇÃO para você garantir seu ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso AFT: auditores podem ter o porte de arma? Veja!

O novo concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) ofertará 900 vagas para a carreira. A expectativa agora é pela publicação do edital, que deverá sair até o dia 13 de dezembro!

Confira os cursos do Direção para este certame! A MELHOR PREPARAÇÃO para você garantir seu lugar entre os aprovados. Clique no banner abaixo e inicie AGORA a sua caminhada rumo à aprovação!

QUERO SER APROVADO NO CONCURSO AFT!

Além do alto número de vagas e o ótimo salário inicial de R$ 22 mil, o concurso AFT também chama a atenção para a possibilidade do servidor ter direito ao porte de arma. Mas como funciona?

O porte de arma para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho está prevista na Lei 10.828/2003 (Estatuto do Desarmamento). Conforme indicado no inciso X do artigo 6º, o porte de arma é permitido para o servidor. Veja:

“Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:

X – integrantes das Carreiras de Auditoria da Receita Federal do Brasil e de Auditoria-Fiscal do Trabalho, cargos de Auditor-Fiscal e Analista Tributário”.

Além da previsão legal, cabe destacar que a regulamentação do porte foi estabelecida no final do ano passado, por meio da portaria MTP nº 4.217/2022.

De acordo com a portaria, a autorização é concebida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE). Para ter o direito ao porte, o servidor deverá encaminhar uma ficha com dados pessoais, além dos seguintes documentos:

  • Laudo de aptidão psicológica, emitido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
  • Laudo de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo, emitido por instrutor;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais;
  • Declaração de que não responde a inquérito policial;
  • Certidão de nada consta na Corregedoria do Ministério do Trabalho e Previdência; e
  • Declaração em que afirma conhecer uma série de leis e normas de segurança ligadas ao manuseio e conhecimento básico dos componentes de uma arma de fogo.

Em caso de descumprimento das medidas de segurança, o chefe de fiscalização da unidade do servidor comunicará à Subsecretaria, que analisará o ocorrido para determinar o arquivamento (caso não fique comprovado a ofensa às normas de segurança) ou a adoção de medidas administrativas (treinamento de reciclagem, suspensão e ou cassação do porte).

A autorização terá validade máxima de dez anos. Veja mais detalhes da portaria AQUI!

Concurso AFT: como ficará a distribuição das vagas?

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que o concurso AFT contará com 55% das vagas reservadas para cotas.

As 900 oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Indígenas: 2%;
  • Trans: 2%;
  • Pessoas com deficiência: 6%;
  • Cotas negros: 45%; e
  • Ampla concorrência: 45%.

“Neste concurso eu determinei que, além das cotas obrigatórias, criassem mais duas cotas. Então, tem a cota PcD (pessoas com deficiência), que a obrigatoriedade é de 5%. Determinei que a cota fosse de 6% para essas 900 vagas. E criei uma cota de 2% para pessoas trans e uma outra cota, que também não é obrigatória, para o nosso povo indígena e quilombola. E a cota do nosso povo negro, que a obrigatoriedade é de 20%, será de 45%”, afirmou o ministro em evento realizado no dia 3/7.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o órgão responsável pela realização do certame tem a autonomia para definir a reserva de vagas. Saiba mais detalhes AQUI!

Resumo do concurso AFT

  • Situação: edital até 13/12
  • Vagas: 900
  • Cargos: Auditor-Fiscal do Trabaho
  • Escolaridade: superior
  • Remuneração: iniciais de R$ 22.921,71
  • Link do último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
aft
concurso aft
concurso AFT 2023
NACIONAL
porte de arma aft
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.