Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso AFT: edital será regionalizado? Entenda!

Concurso AFT: edital será regionalizado? Entenda!

Uma das principais dúvidas acerca do Concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) gira em torno da distribuição de vagas: o edital será regionalizado?

Em resposta à Agência Brasil, o secretário de Inspeção do Trabalho do MTE, Luiz Felipe Brandão, afirmou que a lotação por estados ainda não foi definida e que estão sendo mapeadas as áreas com os menores índices de auditores fiscais no país.

Em outras palavras, apesar de ainda não haver informações sobre as lotações, tudo indica que a concorrência será a nível nacional, ou seja, a escolha das regiões ocorrerá posteriormente ao ato da inscrição no certame.

Panorama do Concurso AFT

As vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho serão disputadas através do Concurso Nacional Unificado. Ao todo, serão 900 vagas para Auditor Fiscal do Trabalho, com salário inicial de R$ 22.921,71.

Veja a evolução remuneratória do cargo:

Vale lembrar que,  segundo o secretário de Inspeção do Trabalho do MTE, Luiz Felipe Brandão, o concurso  “não vai repor totalmente” a quantidade de auditores necessária, mas auxiliará na execução das atividades.

Ainda nesse sentido,  o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Everson Carvalho Machado, em entrevista à Agência Brasil, pontuou que a falta de auditores impacta negativamente no combate a diversos tipos de exploração trabalhista.

Impacta, por exemplo, na fiscalização do trabalho escravo. Impacta na fiscalização do cumprimento da legislação trabalhista. Impacta na busca por ambientes de seguros de trabalho, não combatendo assim os acidentes no local de trabalho. Impacta no combate às piores formas de trabalho infantil. Impacta na fiscalização do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também na inserção de aprendizes

Trecho da entrevista do presidente do Sinait.

Por fim, o então gestor pontuou que seria necessária a oferta de 1.727 novas vagas no certame: “nós temos a expectativa de que, no prazo de validade do concurso, possam ser chamados os excedentes, aqueles aprovados pelo certame e que estão fora do número inicial de vagas”, finaliza.

Resumo concurso AFT

  • Situação: aderiu ao Concurso Nacional Unificado
  • Vagas: 900
  • Cargos: Auditor-Fiscal do Trabaho
  • Escolaridade: superior
  • Remuneração: iniciais de R$ 22.921,71
  • Link do último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.