Foi publicado nesta sexta-feira, 5 de outubro, o extrato de dispensa de licitação que confirmou a FGV como banca organizadora do concurso da Controladoria Geral da União (concurso CGU).
Importante lembrar que o prazo entre a publicação do edital e a realização das provas foi reduzido para dois meses. Veja maiores detalhes aqui!
As provas serão realizadas em Brasília, em todas as capitais do norte do país e em uma cidade por região (nordeste, sudeste e sul). Confira mais detalhes!
O concurso CGU poderá ofertar 375 vagas, sendo 300 dessas destinadas apenas ao cargo de auditor (diversas especialidades). As demais 75 serão destinadas ao cargo de técnico, que exige apenas nível médio.
Abaixo, você confere a possível divisão de vagas do concurso CGU por localidade:
Auditor
Prova Tipo I:
Acre: 5 ampla + 1 para negros
Amazonas: 6 ampla + 1 para negros
Amapá: 5 ampla + 1 para negros
Pará: 8 ampla + 2 para negros
Rondônia: 4 ampla + 1 para negros
Roraima: 5 ampla + 1 para negros
Tocantins: 5 ampla + 1 para negros
Distrito Federal: 64 ampla + 16 para negros
Prova Tipo II:
Distrito Federal: 64 ampla + 16 para negros
Prova Tipo III:
Distrito Federal: 32 ampla + 8 para negros
Prova Tipo IV:
Distrito Federal: 42 ampla + 12 para negros
Técnico
Acre: 2 vagas ampla concorrência; nenhuma para negros
Amazonas: 3 ampla + 1 para negros
Amapá: 3 ampla + 1 para negros
Pará: 3 ampla + 1 para negros
Rondônia: 3 ampla + 1 para negros
Roraima: 2 ampla + 1 para negros
Tocantins: 2 ampla + 1 para negros
Distrito Federal: 41 ampla + 10 para negros
O candidato que deseja garantir sua vaga, precisa de um bom preparo. Por isso, mostramos a você as últimas três provas aplicadas pela FGV para a área de controle. Confira!
Concurso público: CGM Niterói
Realizado em 2018, o concurso da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle – SEPLAG (CGM Niterói) ofertou 30 vagas para o cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental – APPGG e Auditor Municipal de Controle Interno – AMC.
As vagas foram divididas nas seguintes especialidades:
O concurso foi realizado em 5 etapas:
Prova objetiva;
Prova escrita discursiva;
Avaliação de títulos;
Curso de formação;
Sindicância da Vida pregressa;
Confira o quadro de disciplinas cobradas na prova para os cargos de Auditor:
Para a especialidade de Auditoria Governamental, a prova discursiva foi composta de 2 questões, também valendo 32 pontos no total.
O curso de formação foi realizada pela FGV e regido por edital próprio. O curso exigia rendimento mínimo e frequência dos candidatos, com aulas ministradas.
Concurso Câmara Municipal de Salvador
Também realizado em 2018, o concurso da Câmara Municipal de Salvador ofertou 60 vagas para cargos de nível médio e superior. Entre as carreiras ofertadas, 1 vaga foi disponibilizada para a área de Controladoria (Auditoria, Normas e Informações Gerenciais).
Cargo de nível superior, a vaga para a área de controladoria ofertou o seguinte salário inicial:
Os candidatos foram submetidos às etapas de prova objetiva e prova discursiva, ambas aplicadas no mesmo dia. (concurso CGU)
Confira as disciplinas cobradas pelo concurso para a área de controladoria:
O conteúdo programático exigido pelo edital foi o seguinte:
Conhecimentos gerais:
Língua portuguesa:
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.
Legislação Específica:
Lei Orgânica do Município de Salvador. Estatuto dos Servidores Públicos Civis de Salvador – Lei Complementar nº 01/91 e suas alterações posteriores.
Conhecimentos específicos:
Administração orçamentária e financeira:
Orçamento: conceitos, tipos e modelos orçamentários; princípios orçamentários; classificações orçamentárias: conceitos, estágios e classificações da despesa e da receita públicas; ciclo orçamentário: sistema e processo orçamentário; elaboração da proposta orçamentária; instrumentos de planejamento orçamentário (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual); mecanismos retificadores do orçamento (créditos adicionais); execução orçamentária e financeira; controle e avaliação da execução orçamentária. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP): Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários. 7ª edição. Portaria Conjunta STN/SOF nº 02, de 22 de dezembro de 2016. Dívida ativa. Regime de adiantamento (Suprimento de fundos). Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Dívida pública. Descentralização de créditos. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e atualizações; Lei Federal nº 4.320/1964. Transparência na Administração Pública: transparência ativa e passiva; exigências constitucionais e legais de transparências (Lei Complementar nº 101/2000, Lei Complementar nº 131/2009 e Lei de Acesso à Informação Pública – Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). Manual de Demonstrativos Fiscais 8ª edição (Portaria STN nº 495, de 06 de junho de 2017) – Parte IV – Relatório de Gestão Fiscal.
Noções de Contabilidade aplicada ao setor público: (concurso CGU)
Patrimônio e bens públicos. Lei Federal nº 4.320/1964. Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e prestação de contas no setor público. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
Auditoria e controle na Administração Pública:
Auditoria: normas brasileiras e internacionais para o exercício da auditoria interna: independência, competência profissional, âmbito do trabalho, execução do trabalho, tipos de pareceres e administração do órgão de auditoria interna; Objetivos, técnicas, procedimentos e planejamento dos trabalhos de auditoria; programas de auditoria; papéis de trabalho; testes de auditoria; amostragens estatísticas em auditoria. Controle da Administração Pública: Controle interno na administração pública: conceitos, competências, legislação; Critérios Gerais de Controle Interno na Administração Pública (TCU, 2009); Estrutura Integrada de Controle Interno (COSO). Controle externo na administração pública: conceitos, competências, legislação.
Controladoria:
Fundamentos de Contabilidade de Custos: Métodos e Formas de Custeio e Sistemas de Acumulação. Gestão de custos; Resolução CFC N.º 1.366/2011 Aprova a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público; Modelos de gestão; Modelos de avaliação de Desempenho; Gestão Operacional e Modelos de Decisão de Eventos Econômicos.
Constituição Federal:
Da Administração Pública (Art. 37 e 38); Dos Servidores Públicos (Art. 39 a 41).
CGE Maranhão
Com edital publicado em 2013 e provas aplicadas em 2014, o concurso da Controladoria Geral do Estado do Maranhão (CGE Maranhão), ofereceu 20 vagas para a carreira de Auditor do Estado.
O edital do concurso cobrou os seguintes requisitos dos candidatos ao cargo:
Diploma devidamente registrado de conclusão em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Tecnologia da Informação OU Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional equivalente; (concurso CGU)
De acordo com o edital, o salário inicial ofertado aos aprovados foi de R$ 9.600,00.
Os candidatos foram submetidos às etapas de prova escrita objetiva de conhecimentos básicos e prova escrita objetiva de conhecimentos específicos.
Foram cobradas as seguintes disciplinas dos candidatos:
Confira o conteúdo programático cobrado pelo edital:
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.