Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso DF: candidata com “marcapasso” é escoltada e impedida de realizar as provas

Concurso DF: candidata com “marcapasso” é escoltada e impedida de realizar as provas

Uma candidata a um concurso público no DF (concurso DF) para a Procuradoria-Geral afirmou que foi retirada da sala de realização das provas de forma “humilhante” e impedida de realizar a avaliação por conta de um aparelho similar ao marcapasso.

Portadora do Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), um aparelho similar ao marcapasso, a candidata explicou que entrou no local de provas e foi, inicialmente, liberada para realizar as provas. Na porta da sala, ela portava a Carteira de portadora de CDI e foi autorizada a entrar.

Porém, perto de iniciar a prova, a candidata foi levada à coordenação, onde foi informada de que se o detector de metal não apitasse poderia retornar à sala. O detector apitou e a coordenação entrou em contato com o Cebraspe.

Pouco tempo depois, a candidata foi escoltada por outra fiscal até a sala para buscar o material e levada até a saída da faculdade, sendo impedida de realizar as avaliações. De acordo com Flávia Rocha, a saída escoltada do local de prova foi uma situação humilhante.

“Eu me senti muito humilhada. Eu chorei muito depois. É muito humilhante você sair de casa para fazer uma prova de concurso e ser retirada da forma como fui retirada por um problema de saúde”, lamentou.

Segundo a concurseira, a coordenação lhe informou que deveria ter esclarecido o uso do aparelho no período de inscrição do concurso no DF.

No entanto, o edital do concurso PGDF foi publicado em 2019, quando a candidata ainda não tinha o CDI instalado. E, mesmo portando a carteira de portadora do aparelho, a candidata foi eliminada e escoltada para a saída da faculdade.

“Em novembro de 2019, precisei colocar o marcapasso e era algo muito recente para mim. Eu nunca soube que era necessário informar o aparelho em concurso público e esse seria o primeiro após colocação do marcapasso”, contou.

Agora, a candidata espera uma punição do Cebraspe pela situação em que passou. Segundo ela, havia outras alternativas para a sua saída, como a aplicação da prova em uma sala separada.

“Não achei em momento nenhum justificável o que aconteceu”, conta Flávia Rocha ao jornalismo do Direção Concursos. “Não é normal as pessoas serem humilhadas e caladas como se nada tivesse acontecido”.

Em resposta a jornais locais, a banca organizadora Cebraspe explicou que o edital prevê a regra de solicitação de atendimento especial e que os candidatos que usam os dispositivos eletrônicos para saúde deveriam assinalar no período de inscrição. De acordo com a banca, o dispositivo no edital esclarece que um laudo médico deveria ser anexado.

Concurso DF: diversos editais previstos para 2022

O Distrito Federal conta com diversos editais de concursos públicos previstos para este ano e para o próximo. Confira abaixo um breve panorama:

SLU: O próximo concurso SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal) formou comissão organizadora, com vistas à contratação da banca organizadora do seu próximo certame.

CG DF: O secretário de Economia do Distrito Federal confirmou a previsão de concursos públicos no DF para diversas áreas e prometeu seleções até 2022, citando especificamente a seleção para o Auditor de Controle Interno (concurso CGDF). A comissão organizadora já foi formada.

TJDFT: O Conselho de Magistratura aprovou a realização de um novo concurso TJDFT. Segundo o tribunal, não há tempo hábil para o lançamento do edital do em 2021. O que significa que a publicação deve ocorrer em 2022.

PM DF: O órgão entrou com um pedido para 2.100 vagas no cargo de Soldado, que exige nível superior de formação. (concurso PM DF)

DETRAN DF: O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (concurso Detran DF) já encaminhou os editais de concurso público para a análise da Secretaria de Economia do DF. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) trouxe a previsão de 255 provimentos.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

todos os cursos para concursos públicos

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.