Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Ibama: autorização publicada para 568 vagas; 432 de nível médio!

Concurso Ibama: autorização publicada para 568 vagas; 432 de nível médio!

Um novo concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está ainda mais perto de se tornar realidade. Foi publicada autorização de edital para 568 vagas no Diário Oficial da União de 6 de setembro de 2021.

Você pode conferir a íntegra da autorização do concurso Ibama neste link. Confira, abaixo, a divisão de vagas:

concurso ibama vagas

Clique na imagem abaixo e garanta o material de estudos para o Ibama com a vantagem de 25% usando o cupom IBAMA25 até o dia 13 de setembro:

cursos concurso Ibama

Veja a análise completa da autorização no vídeo abaixo:

Recentemente, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, havia comentado que o certame realmente estaria bem próximo:

“Agora mesmo, está sendo aberto um concurso para o Ibama e o ICMBio, que vai contratar mais 740 profissionais. Então isso já é uma medida clara do governo do presidente Bolsonaro no sentido de aumentar a força de trabalho e a capacidade operacional das agências”, explicou em evento virtual no dia 25 de agosto.

A autorização do certame também foi adiantada pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, no dia 5/9. Agora, de acordo com o decreto 9.739/2019, o edital Ibama deve ser publicado até março. Relembre o art. 40 da legislação que rege os concursos públicos federais:

“Na autorização do Ministro de Estado da Economia para realização de concurso público ou na manifestação de que trata o § 3º do art. 20, será fixado prazo não superior a seis meses para o órgão ou a entidade publicar o edital de abertura de inscrições para realização do certame.”

Concurso Ibama: panorama

Os últimos editais de concurso Ibama foram publicados pelo Cespe/Cebraspe em 2012 e 2013. Os documentos trouxeram vagas para os cargos de Analista Ambiental, Administrativo e Técnico.

Com as crescentes notícias e manifestações sobre a situação ambiental no país, o governo já havia se manifestado, principalmente atrás de Mourão, sobre a necessidade de pessoal para os órgãos que atuam na fiscalização ambiental.

O tópico foi comentado, inclusive, em entrevista exclusiva do vice-presidente ao Direção Concursos, em janeiro de 2021. Você pode conferir, na íntegra, clicando neste link.

Resumo

  • Situação: autorizado
  • Cargos: Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo
  • Vagas: 568
  • Escolaridade: médio e superior
  • Banca do último concurso: Cespe/Cebraspe
  • Ano do último concurso: 2012 e 2013
  • Remuneração: até R$ 9 mil
  • Edital 2012 (Técnico Administrativo)
  • Edital 2013 (Analista Ambiental)
  • Edital 2013 (Analista Administrativo)

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.