Larissa Lustoza • 14/05/2021
A maioria no Supremo Tribunal Federal decidiu que o governo deve realizar o Censo somente em 2022. A decisão sobre a realização do Censo era essencial para a realização das provas do concurso IBGE para temporários, que se encontra suspenso.
Por meio de julgamento virtual, sete ministros concordaram com o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, de que o governo devia determinar “a adoção das medidas administrativas e legislativas necessárias”.
Entretanto, maior parte dos ministros acordaram que o Censo deva ser realizado somente em 2022. Ainda assim, faltam ainda os votos do ministro Ricardo Lewandowski e do presidente da casa, Luiz Fux.
Sem a realização do Censo, ações governamentais estariam comprometidas, pois dependem das estatísticas da população e características das localidades.
A Advocacia Geral da União (AGU) já havia recorrido da decisão do STF de realizar o Censo ainda em 2021. Naquele momento, AGU havia apontado as dificuldades em alterar o texto do orçamento e que a retomada causaria atrasos no cronograma previsto do Censo.
Com o recente corte no orçamento do IBGE para a realização do Censo em 2021, órgão declarou ser inviável a realização da pesquisa e, consequentemente, os editais foram suspensos.
O orçamento federal direciona apenas R$ 53 milhões para a realização do Censo demográfico, o valor inicial era de R$ 2 bilhões e já havia sido reduzido no Congresso Nacional em mais de 90%.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.