Juliane Freitas • 25/04/2022
O concurso INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é esperado com bastante expectativa tanto pelos concurseiros que desejam trabalhar no órgão, quantos pelo servidores, que enfrentam enorme defasagem em seus postos de serviço.
Há mais de 1 mês os servidores estão em greve em todo o país em busca de condições melhores de trabalho e da realização de novo concurso público INSS.
Vale lembrar que, recentemente, foi protocolado junto ao Ministério da Economia pedido de 7.830 vagas para o concurso e espera-se que o certame seja realizado ainda em 2022.
Mas, você sabe quantos cargos irão ficar vagos no INSS por meio de aposentadoria de servidores nos próximos anos? A equipe do Direção Concursos apurou as informações. Confira nesta matéria!
Em documento oficial a que o Direção Concursos teve acesso, estima-se que 5.762 cargos irão ficar vagos até dezembro de 2027.
É importante ressaltar que este número se refere a apenas cargos advindos de aposentadorias de servidores, quanto de nível superior quanto de nível médio ou auxiliar.
A estimativa não inclui outras formas de vacâncias, sendo assim, é possível que o número total seja maior.
Confira detalhadamente na tabela a seguir o número de servidores que se aposentarão a cada ano:
Em pedido protocolado junto ao Ministério da Economia, em 19 de abril de 2022, o Instituto Nacional de Seguridade Social pede 7.830 novas vagas para o próximo certame. O documento foi obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos.
O ofício foi encaminhado ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério do Trabalho e Previdência, Harold Vann Hallen Fontes. O caminho natural aponta que o documento seja enviado à Economia, para aval e/ou alterações da Pasta.
Recentemente, o concurso INSS foi tratado como uma das prioridades do governo federal em caso de espaço para novos editais.
As provas foram aplicadas em 2016. Acesse aqui a última prova para Técnico do Seguro Social do INSS e o gabarito.
Veja ainda como foi estruturada a prova do INSS 2016:
Na última prova de Técnico do INSS, a parte específica continha apenas uma disciplina: Seguridade Social. Ou seja, 70 assertivas apenas das leis previdenciárias e assistenciais.
Desse modo, caro(a) concurseiro(a), há que se dar um “gás” nessa matéria, que representa mais de 58% de todo o conteúdo cobrado. Veja abaixo todas as matérias cobradas para os cargos de Técnico e Analista:
A pontuação máxima, daqueles que não erraram nenhuma questão, na prova era de 120 pontos.
Os candidatos tiveram 3 horas e 30 minutos para a realização da prova. Não houve prova discursiva (redação), apenas as questões objetivas. Assim, em média, o candidato tinha pouco mais de 1 minuto e meio para responder cada alternativa, incluindo o tempo necessário para preencher a folha de respostas.
Confira a última prova para Técnico do Seguro Social do INSS e o gabarito
Caso você esteja se preparando para o INSS, o Direção Concursos tem uma boa notícia. Há dois materiais gratuitos que podem te auxiliar nos seus estudos e te oferecer uma melhor preparação. Clique abaixo e baixe o seu e-book GRATUITO:
E-book com 1000 questões resolvidas INSS
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.