Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: emendas que pediam nível superior são rejeitadas

Concurso INSS: emendas que pediam nível superior são rejeitadas

Atenção concurseiros! A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (3/8), a Medida Provisória 1.113/2022. Um dos principais pontos polêmicos do texto, que promovia a mudança no requisito de escolaridade para ingressar no cargo de Técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social (concurso INSS), foi rejeitada pelos parlamentares.

O texto, aprovado em plenário, dispõe somente sobre o fluxo de análise de benefícios previdenciários e assistenciais sob avaliação do INSS. A MP agora segue para o Senado Federal.

Conforme informado pelo Direção Concursos no final de junho, uma emenda do deputado Luis Miranda (Republicanos/SP) buscava alterar a denominação dos cargos de Técnicos para Especialista em Benefícios Sociais. Além da mudança na nomenclatura, o texto ainda buscava aplicar a exigência do nível superior de formação para ingressar na carreira.

A intenção em modificar o requisito de escolaridade do cargo de Técnico é uma demanda antiga dos servidores do órgão. A mudança foi pauta da greve recente realizada pelos servidores. Saiba mais aqui!

Junho, o diretor de Gestão de Pessoas do INSS, Jobson de Paiva, informou que o cargo de Técnico do Seguro Social continuaria exigindo, pelo menos no próximo concurso INSS, o nível médio de formação. De acordo com ele, não haveria tempo suficiente para aprovação da mudança no Congresso e, posteriormente, aplicação de tal medida para o próximo edital. Confira todos os detalhes aqui!

Essa é uma ótima notícia para você que está sonhando com o concurso INSS. O certame está em fase de escolha de banca e a definição da empresa que ficará responsável pelo edital deve sair até a próxima sexta-feira (5/8).

O edital INSS ofertará, ao todo, 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social.

O salário inicial do aprovado será de R$ 5.447,79. A remuneração é composta pelo somatório do vencimento básico com a Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS). Saiba tudo sobre os salários aqui!

Confira o inteiro teor da MP aprovada no Congresso!

cursos para este concursos

Concurso INSS – tempo mínimo entre edital e prova é reduzido por portaria

No dia 1 de agosto, o Diário Oficial da União trouxe a publicação da portaria que diminuiu o tempo mínimo entre o edital e prova objetiva para 60 dias.

Tal mudança não significa que, em uma eventual publicação do edital em agosto, a prova objetiva será aplicada no mês de outubro.

Conforme demonstrado por Victor Gammaro, encontrar data para realização da prova objetiva do concurso INSS não será tarefa fácil. Mas e aí? quando a prova objetiva pode ser aplicada? Confira detalhes no vídeo abaixo:

Resumo do concurso

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.