Katharine Mota • 17/05/2022
As condições de trabalho dos servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (concurso INSS) estão sendo avaliadas pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em uma audiência pública nesta terça-feira, 17 de maio.
Os servidores estão em greve desde o final do mês de março e pedem melhorias na carreira, além de concurso INSS em regime de urgência.
Com isso, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) solicitou o debate para analisar os pontos solicitados pelos grevistas, entre eles estão:
O parlamentar destacou que “o sucateamento do INSS tem sido frequente, e os servidores sofrem diariamente com medidas de redução da capacidade de atendimento e na garantia de direito aos beneficiários e segurados”, apontou Padilha.
Você pode conferir o debate da comissão clicando no link abaixo:
A situação causada pela falta de servidores pode impactar 90 milhões de pessoas e para tentar ajustar as demandas da autarquia, cerca de 534 de outros órgãos atuam no Instituto.
Esses e outros pontos são motivos de alerta e apontam a necessidade de um novo concurso INSS.
Os grevistas estão abertos para debater propostas com o governo e indicou que um comitê fosse instituído a fim de “pactuar a reestruturação/revisão dos processos de trabalho, metas, sistemas, processos e metodologia” no INSS.
Por sua vez, a líder sindical da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), Tatiane Martins, afirmou que o certame será realizado.
Depois da aprovação do PLN 01/2022, a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia já sinalizou de forma positiva para a publicação do novo edital.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.