
O governo de Bolsonaro já afirmou: a convocação de novos concursos públicos federais dependem da eficiência no serviço dos órgãos. Com isso, o INSS pode sair na frente por uma nova seleção. Segundo servidores do órgão, o INSS já adota medidas que serão obrigatórias para a abertura de concursos.
As ferramentas que medirão o grau de eficiência dos órgão públicos federais serão divulgadas em decreto. O documento será expedido ainda em fevereiro de 2019.
Sabe-se que o Governo analisará três pontos: digitalização de documentos e se os serviços oferecidos on-line são resolvidos via internet. Além disso, os órgãos também terão de preparar uma descrição do trabalho de cada cargo, para evitar “vagas genéricas”.
Veja o vídeo e entenda:
Servidora do INSS garante eficiência online do órgão
Em contato com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, uma servidora do INSS comentou sobre as novas diretrizes. “Hoje, o servidor faz sua própria simulação via internet. Também consegue agendar atendimentos e atualizar o cadastro. Além disso, também é possível baixar todo o seu processo no nosso site. Tudo funciona plenamente”, analisa a funcionária que atua em Belo Horizonte, que prefere não ser identificada.
Em janeiro, Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória interessante para aumentar a eficiência do INSS. O documento garante R$ 57,50 para cada servidor do INSS que concluir um processo irregular pendente.
Segundo servidores do órgão, é possível que três processos sejam finalizados por dia. Isso significaria algo em torno de R$ 3.450 mensais de incremento salarial.
Concurso INSS
O último concurso INSS, que teve edital publicado em dezembro 2015, encontra-se com prazo encerrado desde agosto deste ano.
Há a expectativa do órgão realizar as provas para ocupação dos cargos em breve. Sabe-se que o instituto tem uma demanda bastante alta. Atualmente, a falta de pessoal chega a quase 16 mil servidores. O último pedido de concurso INSS foi concluído em 17 de janeiro no Protocolo Integrado. A expectativa agora é pela divulgação do processo.
O pedido de 7.888 vagas para um novo certame está no Ministério da Economia. A pasta é a responsável por seleções no Governo Bolsonaro. Seriam 3.984 chances para Técnico, 1.692 para Analista e 2.212 para Perito.
Para se preparar desde já para o próximo concurso INSS, estude com a Direção Concursos. Nossos professores e coordenadores prepararam um material amplamente atualizado para este enorme certame.
Quer receber notícias sobre concursos públicos? Salve nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: