Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: servidora acredita que órgão cumprirá exigências para nova seleção

Concurso INSS: servidora acredita que órgão cumprirá exigências para nova seleção

O governo de Bolsonaro já afirmou: a convocação de novos concursos públicos federais dependem da eficiência no serviço dos órgãos. Com isso, o INSS pode sair na frente por uma nova seleção. Segundo servidores do órgão, o INSS já adota medidas que serão obrigatórias para a abertura de concursos.

As ferramentas que medirão o grau de eficiência dos órgão públicos federais serão divulgadas em decreto. O documento será expedido ainda em fevereiro de 2019.

Sabe-se que o Governo analisará três pontos: digitalização de documentos e se os serviços oferecidos on-line são resolvidos via internet. Além disso, os órgãos também terão de preparar uma descrição do trabalho de cada cargo, para evitar “vagas genéricas”.

Veja o vídeo e entenda:

Servidora do INSS garante eficiência online do órgão

Em contato com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, uma servidora do INSS comentou sobre as novas diretrizes. “Hoje, o servidor faz sua própria simulação via internet. Também consegue agendar atendimentos e atualizar o cadastro. Além disso, também é possível baixar todo o seu processo no nosso site. Tudo funciona plenamente”, analisa a funcionária que atua em Belo Horizonte, que prefere não ser identificada.

Em janeiro, Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória interessante para aumentar a eficiência do INSS. O documento garante R$ 57,50 para cada servidor do INSS que concluir um processo irregular pendente.

Segundo servidores do órgão, é possível que três processos sejam finalizados por dia. Isso significaria algo em torno de R$ 3.450 mensais de incremento salarial.

Concurso INSS

O último concurso INSS, que teve edital publicado em dezembro 2015, encontra-se com prazo encerrado desde agosto deste ano. 

Há a expectativa do órgão realizar as provas para ocupação dos cargos em breve. Sabe-se que o instituto tem uma demanda bastante alta. Atualmente, a falta de pessoal chega a quase 16 mil servidoresO último pedido de concurso INSS foi concluído em 17 de janeiro no Protocolo Integrado. A expectativa agora é pela divulgação do processo.

O pedido de 7.888 vagas para um novo certame está no Ministério da Economia. A pasta é a responsável por seleções no Governo Bolsonaro. Seriam 3.984 chances para Técnico, 1.692 para Analista e 2.212 para Perito.

Para se preparar desde já para o próximo concurso INSS, estude com a Direção Concursos. Nossos professores e coordenadores prepararam um material amplamente atualizado para este enorme certame.

Quer receber notícias sobre concursos públicos? Salve nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.