Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: contratação temporária divide parlamentares

Concurso INSS: contratação temporária divide parlamentares

A Medida Provisória 922/2020, que prevê a contratação de servidores aposentados para o atendimento nas agências do INSS (concurso INSS), divide opiniões no Congresso Nacional. Isso porque, de acordo com parlamentares, a MP amplia exageradamente e sem fundamento constitucional a contratação temporária de servidores, que podem ficar lotados nas agências da autarquia pelo período de quatro a oito anos.

Caso seja aprovada, a MP manterá ainda mais distante a possibilidade de realização de um novo concurso INSS. “Quando passaram a terceirização, e da forma que passaram, abriram a porteira para tudo, na área pública e na área privada. Isso não é o ideal, nem o adequado. O erro está lá atrás. Viajei o pais todo, os 26 estados e o Distrito Federal, com palestras e debates, dizendo que isso poderia acontecer. Se a moda pega, não vai vai mais haver concurso público nem no município, nem no estado e nem na União”, avaliou o senador Paulo Paim, em entrevista à Agência Senado.

Pacotes completos para o INSS aqui

A Medida Provisória ainda depende da avaliação e aprovação no Congresso Nacional, onde os possíveis excessos poderão ser apontados por senadores a deputados. De acordo com o próprio Senado, esse é o possível calendário para a MP 922/2020:

Concurso INSS: MP 922/2020

Com a medida, o governo pretende flexibilizar a Lei 8.745, de 1993, que rege a contratação temporária dentro do serviço público, permitindo, por exemplo, a contratação para auxílio no atendimento de demandas decorrentes do aumento do volume de trabalho em qualquer órgão público.

Projeto busca impedir a contratação de temporários

Um novo Projeto de Decreto Legislativo 09/20 busca sustar os efeitos do Decreto nº 10.210, de 23 de janeiro de 2020. A proposta, de autoria do Deputado Ivan Valente, será analisada pelas comissões de Trabalho de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; além do Plenário.

De acordo com o texto, a proposta apresentada pelo governo possui várias inconstitucionalidades, entre elas o modelo de contratação dos militares inativos, que seria por meio de um edital específico de chamamento público para trabalhar em órgão ou entidade federal.

Veja todos os detalhes do concurso INSS aqui

Resumo do concurso INSS

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.