PUBLICIDADE

Concurso INSS: 7 mil vagas solicitadas para 2026

Autarquia já conta com 300 vagas a serem ofertadas no CNU 2025

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso INSS: 7 mil vagas solicitadas para 2026

O novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social a serem ofertadas no Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), e para 2026 foram solicitadas 7 mil novas vagas!

A informação foi concedida pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante reunião com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), realizada na última quarta-feira (11/6).

A reunião discutiu questões urgentes dos servidores do INSS, com destaque para:

  1. PGD (Programa de Gestão e Desempenho) – A FENASPS criticou o modelo punitivo, que envia servidores à Corregedoria por não cumprirem metas, causando sobrecarga e adoecimento. O presidente do INSS sinalizou a revisão das punições.
  2. Serviços Previdenciários – Denúncia de gestão autoritária e descumprimento de acordos, como a interrupção das reuniões do Comitê Permanente. A FENASPS cobrou a revogação da Portaria 1.264, que impõe avaliações sociais excessivas, violando direitos trabalhistas.
  3. Servidores com Deficiência (PCDs) – Falta de tecnologias assistivas e restrições ao teletrabalho para novos servidores em estágio probatório.
  4. Crise Estrutural do INSS – O presidente admitiu o caos na autarquia: 70% das agências estão fechadas, o atendimento atinge apenas 780 municípios, e há falta de dados básicos. A parceria com os Correios foi justificada pela incapacidade do INSS de atender a população.
  5. Valorização dos Servidores – A FENASPS defendeu que a recuperação da imagem do INSS deve incluir melhorias nas condições de trabalho, fim do assédio moral e cumprimento dos acordos de greve.
  6. Compromissos Assumidos – O INSS se comprometeu a revisar o PGD, reinstalar comitês de diálogo e contratar mais servidores (300 via CNU e 7.000 vagas solicitadas para 2025).

O INSS também destacou que houve autorização para contratação de 300 servidores via Concurso Nacional Unificado (CNU) e que para o próximo ano solicitou 7 mil novas vagas ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Concurso INSS: 300 vagas no CNU 2025

Como mencionado anteriormente, para o INSS serão ofertadas 300 vagas de nível superior para o cargo de Analista do Seguro Social, a serem ofertadas no CNU 2025.

Sabe-se que serão contempladas oportunidades para, pelo menos, as seguintes especialidades:

  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia

Vale lembrar que, no dia 20 de maio, o MGI confirmou que as vagas serão contempladas na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), com edital previsto para julho.

Porém, no dia 22 de maio, a FENASPS protocolou ofício se mostrando contrária à adesão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao CNU 2025.

Segundo a Federação, a contratação de novos servidores para Analista, via CNU 2025, “fere diretamente o caráter técnico, específico e exclusivo das atribuições da Carreira do Seguro Social, não apenas na análise e concessão de benefícios, mas também no atendimento ao público e no manuseio de dados sensíveis de milhões de cidadãos”.

Atualmente, o INSS conta com 2.588 cargos vagos para a carreira de Analista do Seguro Social.

Novo CNU em 2025

segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) foi oficialmente anunciada no dia 28 de abril.

Com a inclusão do INSS, a nova edição irá ofertar 3.652 oportunidades em 36 órgãos do Poder Executivo Federal, além de vagas em carreiras transversais, que são aquelas cujo servidor pode atuar em diversos órgãos e Ministérios.

O total de vagas será distribuído da seguinte forma:

  • 1.172 vagas para provimento de curto prazo (todas de nível superior) – chamamento ocorrerá logo após a homologação do resultado final
    • MGI (assistente social, médico e psicólogo): 172
    • Analista Técnico Administrativo (MGI): 1.000
  • 2.480 vagas, sendo:

A FGV foi definida como banca organizadora no dia 5 de junho e o contrato com a instituição foi assinado na última segunda-feira (9/6).

No seminário “Logística de Grandes Concursos: Tendências, Desafios e Soluções”, o o diretor de logística do CNU, Alexandre Retamal, informou que serão nove blocos temáticos, sendo dois destinados às carreiras de nível médio e um bloco (Bloco 8) que será destinado somente às Agências Reguladoras.

O cronograma previsto pelo MGI aponta que a publicação do edital de abertura está prevista para o mês de julho de 2025. O período de inscrições também deve ser iniciado em julho.

A previsão é que as provas objetivas e discursivas sejam aplicadas em dias distintos:

  • Prova objetiva: 5 de outubro; e
  • Prova discursiva: 7 de dezembro.

Por fim, os resultados finais do CNU 2025 devem ser divulgados em fevereiro de 2026.

O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.

Não perca tempo e entre agora!

ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!

Resumo do concurso INSS

Vocês pediram, nós atendemos! Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Ps: são poucas vagas. Então, aproveite!!

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
concurso inss
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
inss
NACIONAL
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.