Mateus Melis • 13/04/2022
Por meio das mídias sociais, a comissão de aprovados no concurso PC AM (Polícia Civil do Amazonas) se uniu pela manutenção de mais candidatos no certame.
De acordo com o edital, para ser considerado aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 48 questões do total da prova objetiva, porém o documento deixa claro que, mesmo atingindo o mínimo exigido, os não convocados para as etapas seguintes serão considerados eliminados do concurso.
A ação é conhecida como a temida “cláusula de barreira”. De uma maneira geral, a cláusula de barreira se trata de todo e qualquer item que possa restringir a quantidade de candidatos que seguem para as próximas etapas do certame. Saiba mais aqui!
O problema de tal ação recai sobre o fato de uma não reposição dos eliminados nas etapas seguinte, logo, caso o candidato “X” não seja considerado aprovado no teste de aptidão físico (TAF), não haverá a reposição do mesmo por outro aprovado na prova objetiva.
A título de curiosidade, conforme exposto pela própria comissão de aprovados do PC AM, os concursos da PC CE e PC RN (ambos organizados pela FGV) tiveram, respectivamente, 50% e 30% de reprovações na etapa do TAF. Veja:
Ao portal QF Notícias, uma das representantes do grupo ressaltou que, caso permaneça a cláusula de barreira, há a possibilidade da própria Polícia Civil não preencher o número das vagas ofertadas pelo edital.
“Serão corrigidas apenas 186 provas discursivas para o cargo de escrivão e 600 para o de investigador (ampla concorrência e candidatos PCDs. Após essa fase, os candidatos seguirão para os exames médicos, avaliação psicológica e TAF, na qual a estimativa de reprovação é de 40% a 60%. Após todas as etapas, existe a possibilidade real de não serem preenchidos nem a metade dos cargos finais ofertados em edital”, relata Camila Balman.
Conforme relatado em um post no Instagram, a comissão de aprovados da PC AM ressaltou que a manutenção de mais pessoas nas fases do certame pode ser feito sem custo adicional à administração.
O concurso PC AM ofertou, a todo, 300 vagas para as carreiras de delegado, escrivão, perito e investigador. As provas objetivas já foram aplicadas.
O resultado definitivo da prova objetiva do cargo de delegado será divulgado no dia 6 de maio, enquanto que para as demais carreiras, os resultados definitivos serão publicados no dia 12 de maio.
Projetos de queda da cláusula de barreira em editais foram aprovadas em Mato Grosso e Rio de Janeiro recentemente.
No caso do Rio de Janeiro, o projeto já foi sancionado pelo governador do estado e a PC RJ comunicou o aumento de candidatos convocados para a realização do TAF. Veja mais detalhes aqui!
Já no caso do Mato Grosso, o projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do estado, porém o texto ainda precisa passar pela sanção pelo governador, Mauro Mendes. Saiba mais aqui!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.