Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC MG: governo vai nomear 217 aprovados; novo certame solicitado

Concurso PC MG: governo vai nomear 217 aprovados; novo certame solicitado

Como é de conhecimento geral, o concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) pode ser uma das grandes novidades para 2021. Isso porque o órgão solicitou autorização para o provimento de 1.514 vagas.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Dessas, 201 seriam para delegados, 317 para escrivães, 689 para investigadores, 160 para técnicos assistentes, 51 para peritos, 80 para analistas e 16 para médicos legistas (clique aqui e saiba mais).

Agora, através do Twitter, o governador Romeu Zema informou que pretende nomear 217 policiais civis excedentes do concurso PC MG 2018. A divisão fiaria da seguinte forma:

  • Janeiro/2021
    • 76 escrivães
    • 33 delegados
  • Julho/2021
    • 76 escrivães
    • 32 delegados

Confira

O governador utilizou uma rede social para fazer o anúncio:

concurso pc mg anuncio convocacoes

Apesar da notícia do aproveitamento dos excedentes, pecebe-se que o número solicitado de 1.514 vagas (divididas entre sete cargos) é muito maior que essas futuras nomeações.

É bom levar em consideração, também, que apenas os cargos de escrivão e delegado foram contemplados, restando ainda cinco outros cargos previstos na futura autorização.

Panorama

O pedido de concurso PC MG está em análise pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins). Essa solicitação vem ao encontro do deficit verificado no órgão.

Essa não seria a primeira seleção para os cargo de técnico assistente (que exige nível médio ou técnico) e analista (diversas especialidades). Em 2013, foi publicado o último edital para provimento dos cargos, com 866 vagas.

Os últimos certames da Polícia Civil de Minas Gerais tiveram provas aplicadas nos anos de 2013, 2014 e 2018. Todas essas seleções foram organizadas pela banca Fumarc. Confira um apanhado sobre cada uma.

Concurso PC MG 2013

À época, foram postas em disputa 1.517 vagas nos cargos de Perito Criminal (95), Médico Legista (121), Analista (415) e Técnico ( 886 de nível médio) no concurso PC MG. Essas últimas (técnico) foram divididas assim:

  • Administrativa: 773;
  • Consultório Dentário: 20;
  • a) Técnico em enfermagem: 45;
  • b) Técnico em patologia clínica: 18;
  • c) Técnico em radiologia: 10.

Concurso PC MG 2014

Já no ano seguinte, o concurso PC MG trouxe 1.000 vagas para o cargo de investigador. Esse cargo exige o nível superior de escolaridade e é um dos mais procurados pelos concurseiros da área policial.

Concurso PC MG 2018

Em 2018, o concurso PC MG veio ofertando vagas para delegado e escrivão, sendo 195 no total. A divisão ficou da seguinte maneira: 119 vagas para escrivão e 95 vagas para delegados.

Remuneração

Em 2020, foi aprovado um projeto de lei que reajusta em 41,7% a remuneração dos policiais militares e civis de Minas Gerais. Entretanto, o governo decidiu por conceder aumento de apenas 13%.

Segundo o governo, caso o percentual reivindicado fosse aceito, o estado sairia do Regime de Recuperação Fiscal. Esse reajuste concedido, portanto, ficou mesmo em 13% e será pago de forma escalar, até dezembro de 2022.

Os salários pagos aos ocupantes de cada cargo vão de R$ 3.688,59 a R$ 11.475,57 iniciais. Confira nas tabelas a seguir:

  • Perito e médico legista
concurso PC MG estrutura remuneratória para os cargos de Perito Criminal e Médico Legista
  • Delegado
concurso pc mg salário
  • Escrivão e Investigador
concurso pc mg salário

Estude para o concurso PC MG com o PDF 2.O

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo

notícias concurso pc mg

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.