
Uma tentativa de fraude em um concurso para a Polícia Civil de Pernambuco (PC PE) levou à exoneração de uma servidora comissionada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE PE). O caso, revelado pela Polícia Federal (PF), é mais um desdobramento de uma extensa operação que desmantelou uma organização criminosa suspeita de fraudar alguns dos concursos mais concorridos do país, como CNU 2024 e Banco do Brasil.
A pessoa investigada é Sandra Cristina Neves de Queiroz Soares, que atuava como secretária da Diretoria de Controle Externo do TCE PE. Segundo a PF, em 2024, Mariana Abreu teria feito a prova do concurso para delegado da PC PE no lugar de Sandra – a conhecida prática do “laranja”.
Mariana Abreu é apontada pelas investigações como integrante da mesma rede criminosa que fraudou o Concurso Nacional Unificado (CNU 2024). A operação da PF que desvendou o esquema ocorreu no dia 6 de outubro, e Sandra foi exonerada do TCE PE no dia seguinte.
Apesar da tentativa, a estratégia não deu certo: Sandra não passou de fase e foi reprovada no certame da Polícia Civil.
A conexão com o concurso suspenso do TCE PE
O nome de Sandra também aparece em outro contexto conturbado: o próprio concurso do TCE PE, que foi suspenso no dia 7 de outubro justamente por conta de suspeitas de fraude. Ela estava inscrita para os cargos de analista de gestão e analista de controle externo, mas, de acordo com o tribunal, não chegou a realizar as provas.
O TCE PE foi rápido em se posicionar. Em nota ao portal UOL, a instituição afirmou que Sandra ocupava um cargo administrativo, “sem atuação de fiscalização”, e que “jamais integrou a comissão organizadora do concurso”. O tribunal também destacou que a lei não impede que servidores comissionados prestem concurso para a casa onde trabalham.
A exoneração, segundo o TCE, foi uma decisão administrativa tomada ao ter conhecimento do inquérito da PF, “ainda que os fatos relatados não se relacionassem ao atual concurso do TCE PE”.
Oportunidades até o fim do ano!
Ainda dá tempo de ser aprovado! O Direção Concursos reuniu os 50 MELHORES EDITAIS que podem ser lançados até o fim de 2025.
No e-book exclusivo, você confere seleções em todo o Brasil, várias áreas de atuação e salários que ultrapassam R$ 44 mil.
Saia na frente da concorrência e baixe o MATERIAL GRATUITO! 👉
A operação nacional da PF
A operação que prendeu suspeitos na Paraíba, Pernambuco e Alagoas no dia 2 de outubro revelou a abrangência do esquema. A PF investiga fraudes em concursos do CNU, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas e Universidade Federal da Paraíba.
Entre os métodos descobertos estão:
- Uso de “laranjas”: Pessoas com documentos falsos fazendo a prova no lugar do candidato real.
- Pontos eletrônicos sofisticados: Dispositivos instalados de forma a exigir um procedimento médico para remoção, usados para receber informações da prova em tempo real.
A investigação começou, inicialmente, quando três familiares da cidade de Patos (PB) apresentaram gabaritos idênticos, com os mesmos acertos e erros, no CNU 2024. A coincidência levou a PF a desconfiar e, com o aprofundamento das investigações, a rede foi desmantelada.
Panorama do concurso PC PE
O edital do concurso PC PE foi publicado em dezembro de 2023. Organizado pelo Cebraspe, o certame ofertou 445 vagas de nível superior distribuídas da seguinte forma:
- Delegado: 45 vagas
- Agente de Polícia: 250 vagas
- Escrivão de Polícia: 150 vagas
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
- Primeira etapa:
- a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- b) provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- c) prova prática de digitação, de caráter eliminatório, apenas para o cargo de Escrivão de Polícia;
- d) exames médicos, de caráter eliminatório, para todos os cargos;
- e) prova de capacidade física, de caráter eliminatório, para todos os cargos;
- f) avaliação psicológica, de caráter eliminatório, para todos os cargos;
- g) investigação social, de caráter eliminatório, para todos os cargos;
- h) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, apenas para o cargo de Delegado de Polícia;
- i) avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para o cargo de Delegado de Polícia;
- Segunda etapa:
- Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório.
As provas foram aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2024.
Menor Preço do Ano!
No dia 26 de outubro, às 20h, a Black Friday do Direção Concursos 🦅 vai trazer o 💥MENOR PREÇO DO ANO💥
O melhor custo-benefício do mercado, que só aparece uma única vez por ano. 🚀
E vai ter sorteio e benefício para quem estiver conosco ao vivo, como sempre.
Do jeito que você conhece, mas ainda melhor! Cadastre-se agora para não perder essa chance e participe ao vivo para aproveitar tudo isso.
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
