
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2/10), uma operação para combater uma organização criminosa especializada em fraudar concurso público.
A ação, que conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
As investigações apontam para supostas fraudes em alguns dos concursos públicos mais aguardados do país, incluindo o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, e em certames da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas e Universidade Federal da Paraíba.
De acordo com a PF, os investigados já haviam sido excluídos dos processos seletivos e, nos casos em que já ocupavam cargos, foram afastados. Eles poderão responder por crimes como fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.
Entre os métodos descobertos está o uso de um tipo de ponto eletrônico instalado e depois retirado apenas por meio de um procedimento médico. Segundo o portal Metrópoles, por meio do ponto, os fraudadores recebiam informações sobre a prova realizada.
A PF também mapeou casos em que foram utilizados documento de identidade falsos, para que uma pessoa pudesse fazer a prova no lugar da que realmente estava inscrita.
A corporação informou, em nota, que vem ampliando mecanismos de fiscalização em conjunto com os Ministérios da Justiça e da Gestão para “garantir maior segurança, transparência e integridade nos processos seletivos”.
Já o MGI informou que tem apoiado, desde o início, as investigações da PF e ampliou os mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança nas provas do CNU 2025, que serão aplicadas no próximo domingo (5/10).
Confira a nota do MGI na íntegra:
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que tem apoiado, desde o início, as investigações da Polícia Federal sobre fraudes em concursos públicos, entre elas, uma fraude pontual durante a aplicação da prova da primeira edição o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
O MGI vem acompanhando os desdobramentos da operação da PF no dia de hoje e, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal e demais forças de segurança, ampliou os mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança, transparência e integridade na prova do CPNU 2, cuja realização está confirmada para esse domingo, 5 de outubro.
Concurso Nacional Unificado: vários materiais gratuitos!
O Direção Concurso oferece diversos materiais gratuitos para você impulsionar seus estudos para o CNU, você pode navegar por vários e-books que lhe farão subir na escada da aprovação. Não perca essa oportunidade de estudar gratuitamente para o cargo dos seus sonhos:
- Principais Dúvidas do CNU
- Guia do Concuso Nacional Unificado
- Matérias que devem cair na prova
- E muito mais!
Adquira seu material gratuito AGORA:
Concurso público: panorama do CNU 2025
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas para 32 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, para cargos de níveis médio e superior de formação.
Veja a distribuição por bloco temático:
- Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
- Bloco 2 – Cultura e Educação: 130 vagas
- Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
- Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
- Bloco 5 – Administração: 1.171 vagas
- Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
- Bloco 7 – Justiça e Defesa: 250 vagas
- Bloco 8 – Intermediário – Saúde: 168 vagas
- Bloco 9 – Intermediário – Regulação: 340 vagas
Os aprovados receberão salários iniciais de até R$ 17.726,42.
As avaliações objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro e terão as seguinte estrutura:
- Provas de nível superior
- 90 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos)
- Das 13h às 18h (5h de duração)
- Provas de nível médio
- 68 questões de múltipla escolha (20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos)
- Das 13h às 16h30 (3h30 de duração)
Já as provas discursivas, que serão realizadas no dia 7 de dezembro, serão aplicadas da seguinte forma:
- Nível superior
- 2 questões discursivas
- Das 13h às 16h
- Nível médio
- 1 redação dissertativa-argumentativa
- Das 13h às 15h
ASSINATURAS ILIMITADAS
🚀 Estude sem limites para conquistar a aprovação!
Com as Assinaturas Ilimitadas do Direção Concursos, você tem acesso a todos os cursos, videoaulas, questões e materiais atualizados em um só lugar. 🦅
👉 Garanta agora a sua preparação completa e aumente suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
